Secretaria Municipal de Educação

Benevides recebe transmissão do X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

26/10/2023 11h24 - Atualizada em 26/10/2023 12h40
Secom

Na última quarta-feira, 25, Benevides foi uma cidade satélite para o X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado pelo NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância). O encontro aconteceu em Brasília. Em Benevides, a transmissão foi no Centro de Formação e Pesquisa.

Com o tema "Políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais", o simpósio reuniu especialistas, acadêmicos e autoridades para discutir a implementação de políticas públicas destinadas às crianças com idades entre 0 e 6 anos. O principal objetivo do evento era debater como promover o acesso a serviços de qualidade e em escala para essa faixa etária, bem como abordar os desafios enfrentados na luta contra as desigualdades que afetam as diversas realidades das primeiras infâncias brasileiras.

“Nós somos a única cidade do Pará na transmissão do simpósio. Benevides é a cidade da primeira infância e nós também queríamos ser protagonistas e convidar as outras cidades para construir também essa mentalidade nova que é quando cuidamos e construímos uma cidade boa para as crianças, construímos uma cidade boa para todos”, declarou a coordenadora do Centro de Formação, Kelly Calderaro.

O evento foi uma oportunidade valiosa para troca de experiências e conhecimento, visando ao aprimoramento das políticas públicas em prol das crianças brasileiras. A pluralidade das infâncias, considerando as diferenças regionais, étnico-raciais e socioeconômicas, foi um dos principais tópicos de discussão, ressaltando a importância de abordar todas as dimensões da diversidade presente no país.O X Simpósio Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância representou um passo significativo na busca por um Brasil que reconhece e valoriza as especificidades das infâncias em sua riqueza e complexidade. O evento foi uma oportunidade de reflexão e ação para construir um futuro mais equitativo e promissor para as crianças, não só de Benevides, mas de todo o país.