SEMED promove I Encontro de Formação para os Assistentes Técnicos Educacionais da RME
O encontro capacitou os profissionais para promover a inclusão de alunos com deficiência nas escolas.
Secom
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou nessa sexta-feira, 13, o I Encontro de Formação para os Assistentes Técnicos Educacionais (ATE’S) da Rede Municipal de Ensino – RME, de Benevides.
O evento, que aconteceu no Centro Mariápolis, contou com a presença da Prefeita Municipal, Luziane Solon, Secretária Municipal de Educação, Socorro Oliveira, Vereador, Pablo Ortega, equipe da SEMED, coordenadores e, claro, os ATE’S.
O profissional Assistente Técnico Educacional (ATE) acompanha alunos com deficiência, diariamente, ajudando-os a superar as dificuldades e desenvolver potencialidades, de modo inclusivo. Na RME esses profissionais estão distribuídos nas escolas.
A formação, que foi ministrada pelo GT Psicossociopedagógico, composto por Luciele Soares, Psicóloga, Rosiléia Silva, Assistente Social, Késia Nóbrega, Pedagoga, buscou dialogar com os profissionais para evidenciar os cuidados com os alunos e dar o suporte necessário em todos os casos, especialmente nesse período de pandemia, em que os alunos estão sendo acompanhados em casa.
A ATE, Amália Barata, especialista na Educação Inclusiva, que atua na escola José Leôncio, foi uma das educadoras que incentivou os profissionais a conhecerem o aluno, compreender as necessidades, a fim de desenvolver habilidades por meio de materiais pedagógicos, confeccionados com materiais recicláveis. Os materiais são pensados exclusivamente, de modo que a aprendizagem seja adaptada e criativa.
O evento também contou com a participação do ATE, Cleiton Conceição, um educador que tem um transtorno específico de aprendizagem, chamada Dislexia, de ordem neurológica, e, com a experiência particular e profissional, propôs aos profissionais a enxergarem o aluno com um potencial único e capaz de superar suas limitações.
O GT PsicossocioPedagógico tem feito visitas institucionais e domiciliares, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e outros órgãos atuantes, para minimizar casos específicos. “A nossa intenção é minimizar o máximo que nós pudermos todas as situações adversas que ocorrem dentro e fora das escolas. Nós sabemos que a educação não compete somente no ambiente escolar, mas existe todo um contexto fora da escola, além do muro. Então a gente precisa compreender cada história por trás daquele aluno, o que contribui e o que o afeta negativamente. É isso que pauta o nosso trabalho”, disse uma das coordenadoras do GT.
Uma das conquistas da equipe foi conseguir para uma aluna cadeirante, portadora de osteogênese imperfeita, conhecida como 'ossos de vidro', um acompanhamento especializado. Por meio das parcerias, a aluna conseguiu retornar às consultas e uma cadeira de rodas adaptada.
A Prefeita Municipal, Luziane Solon, parabenizou a equipe da SEMED e todos os ATE’s, confiando aos profissionais o trabalho de acolher as crianças, dando-lhes atenção especial. “É preciso cuidar com carinho dessas crianças, que muitas vezes recebem a atenção especializada somente na escola. Quem cuida direto delas é quem precisa ter esse olhar diferenciado. Eu acompanhei o caso da criança que precisava da cadeira de rodas adaptada, a felicidade da mãe de ter dado para a filha um pouquinho de conforto foi tocante”, disse a executiva.
A Secretária Municipal de Educação, Socorro Oliveira, falou da importância desse trabalho inclusivo nas escolas. “Nós estamos acompanhando esses avanços, de crianças que precisavam de atendimentos especializados. Há muito trabalho pela frente, nós somos conscientes disso, mas esses primeiros avanços têm nos motivado a seguir em frente para acolher a todos”, disse a secretária.