Secretaria Municipal de Educação

SEMED promove formação sobre saúde mental por meio do projeto Sextou Pedagógico para educadores da RME de Benevides

O objetivo foi falar sobre saúde mental, em tempos de pandemia.

03/06/2021 08h20 - Atualizada em 03/06/2021 08h42
Secom

A Prefeitura Municipal de Benevides, por meio Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na última sexta-feira, 31, o segundo #SextouPedagógico, um projeto pensado para todos os professores da RME de Benevides, que acontece na última sexta-feira, de cada mês.

A Prefeita Municipal, Luziane Solon, saudou a todos os presentes e agradeceu pelo empenho em proporcionar formações aos educadores. A formação, que ocorreu remotamente, teve como tema "Reinventar-se enquanto professor em tempos de pandemia: minha saúde mental", ministrada pelo psicólogo José Mattos, que falou da importância da saúde mental, principalmente, em tempos de pandemia, que afeta diretamente a relação interna e externa, ou seja, na relação consigo mesmo, com as pessoas e as situações da vida cotidiana.

No ambiente escolar, em tempos de pandemia, os desafios são muitos. Os educadores aprenderam como manter o equilíbrio da mente, conciliando a vida do trabalho na escola e a vida pessoal, sendo capaz de reconhecer e acolher as próprias emoções. A formação contou com aproximadamente 500 inscritos, entre gestores, coordenadores, professores e ATEE’s da RME de Benevides. 

Houve diálogo entre os educadores e o psicólogo. Os retornos foram bastante positivos. “Nestes tempos desafiadores, ser professor tem sido um constante reinventar-se. Por isso, poder refletir sobre saúde mental como fizemos neste sextou pedagógico, buscar alternativas para se manter em equilíbrio é de grande importância para manter a qualidade de vida e, consequentemente, a qualidade profissional”, disse uma educadora. 

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, ressaltou a importância de despontar o tema da saúde mental para os educadores. “O tema abordado é de extrema relevância, sobretudo nesses tempos que estamos vivendo de pandemia, porque cuidar de quem cuida é fundamental. Pensar no professor enquanto pessoa. Pessoa que está vivendo esses momentos difíceis, junto com as suas famílias, com seus amigos, que está enfrentando essa pandemia. Então, não foi um momento para pensarmos em planejamentos, em planilhas, em projetos, mas pra pensar na saúde e no bem estar do professor”, disse a secretária.