Jovens participam de atividades de conscientização para evitar acidentes de trânsito
Secom
A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social Transporte e Trânsito - SEMDESTRAN, encerrou a programação da Semana Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito com mobilização no centro da cidade feita pelos integrantes do Comitê da Juventude - Selo Unicef. Sob orientação da equipe da SEMDESTRAN, os jovens entregaram panfletos educativos reforçando junto a motoristas e pedestres a necessidade vital da prática de um trânsito seguro.
No dia anterior à mobilização, houve roda de conversa com os jovens no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social - SEMTEPS. O objetivo foi aumentar a conscientização sobre a gravidade das ocorrências e a necessidade de conhecer e obedecer as leis do trânsito.
Os acidentes, como informou a SEMDESTRAN, são a principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. A atual gestão municipal de Benevides tem se preocupado em trabalhar a formação de pensamento das crianças, adolescentes e da população como um todo para incutir a cultura da obediência às leis de trânsito.
"Devemos tomar cuidado e eu aprendi muito nesta conversa aqui", destacou a estudante Alice Vitória, 14 anos. Para demonstrar seu aprendizado, ela citou vários cuidados importantes, tais como: a necessidade de uso de capacete pelos motociclistas e passageiros, o risco do uso do celular quando se está dirigindo e o perigo da alta velocidade, além da atenção do pedestre, que deve estar sempre em alta. "Espero que esses jovens ajudem a multiplicar, repassar para outras pessoas o que aprenderam", ressaltou a secretária adjunta da SEMTEPS, Márcia Góes.
Com os jovens do comitê do Selo Unicef, está foi a primeira atividade realizada pela SEMDESTRAN. "Eles foram bem participativos e mostraram interesse no tema. Esperamos retorno positivo", observou Giovanna Trévia, chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da SEMDESTRAN.