Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Prefeitura de Benevides dá continuidade a entrega de equipamentos em parceria com o Pará Rural

10/01/2024 13h42 - Atualizada em 22/01/2024 11h34

Na manhã da última terça-feira, 09, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), em parceria com o Governo do Estado, através do programa Pará Rural, deu continuidade as entregas de equipamentos, iniciadas em dezembro de 2023. Desta vez, foram entregues 6 roçadeiras para as comunidades Margarida Alves e Chico Mendes.

"Essa máquina vai ser muito importante para a comunidade, antes não tinha, e vai ajudar muito, veio em uma hora boa", disse Dona Diomar da comunidade Margarida Alves, "Quando está cheio de mato, diminui a produção, e agora, podendo limpar com mais frequência, a produção dará mais frutos", conclui.

"A importância dessa roçadeira pra nossa comunidade é de grande valor porque vai ajudar muito no desenvolvimento do nosso trabalho, no aumento da nossa produção e na facilidade da nossa roçagem. A gente fica desde já muito agradecido com a Secretaria, e toda essa ajuda e esse apoio que eles estão nos dando", agradeceu Seu Maurício, produtor da comunidade Chico Mendes.

A entrega contou com a presença da secretária de agricultura, Edivana Lima, e de uma equipe técnica. "A importância das roçadeiras para os nossos produtores acontece principalmente no controle das pragas e de doenças também, porque tem alguns agentes que ficam no solo, no mato, que pode trazer alguns malefícios. Então a roçadeira serve justamente para isso, e consequentemente melhorando o plantio, a produção. Fazendo com que esse produtor tenha uma renda e uma produção de qualidade", disse Giovana Ferreira, engenheira agrícola da SEMAGRI.

Parceria com o Pará Rural

No dia 28 de setembro de 2023, foram cedidos a Prefeitura de Benevides, por meio da SEMAGRI e do Programa Benevides Produtiva e Sustentável, 30 roçadeiras e 10 motores rabeta para impulsionar a agricultura familiar no município. Em outubro foi criado um plano de ação para a cessão de uso dos equipamentos, notificação aos interessados e recebimentos de devolutivas, e no dia 16 Novembro a análise documental e indicação as visitas técnicas. Desde o dia 5 de dezembro, a secretaria vem trabalhado na entrega desses equipamentos para os produtores locais.