Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Benevides aumenta a produção de cacau e entra no seleto grupo dos municípios produtores do Pará

26/03/2023 08h45 - Atualizada em 26/03/2023 08h54

No dia do cacau celebramos a comunidade de Santo Amaro, em Benevides, que produz uma das melhores amêndoas do fruto no Pará, fazendo com que o município se destaque como um dos importantes produtores de cacau no estado. A Comunidade Santo Amaro, distante cerca de uma hora da sede de Benevides, é responsável pela elevação na produção. A Comunidade é uma das beneficiadas pelo Programa Benevides Produtiva, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAGRI, que vem prestando total apoio e assistência técnica aos produtores rurais do município.

Como resultado, a comunidade Santo Amaro entregou, em janeiro deste ano, 50kg de amêndoas de cacau para que o processo de produção industrializada seja iniciado, aumentando assim a quantidade do produto, resultando no Chocolate de Benevides. Projeto este, idealizado para valorizar a produção local, além de fomentar a economia do município é coordenado pela SEMAGRI que vem trabalhando para o fortalecimento da produção de chocolate artesanal na comunidade e de outros produtos derivados do cacau.

A extrativista, Eliana ReisA extrativista Eliana Reis, moradora da comunidade há 22 anos, que fica localizada as margens do Rio Taiassuí, representou os produtores e fez a entrega das amêndoas ao chef Sommelier e Chocolatier Fabio Sicília.

“A entrega dessas amêndoas é um sonho sendo realizado, pois estávamos há muito tempo aguardando por esta oportunidade, de expandir nosso produto, de valorizar a nossa produção local. Esperamos que esta seja a primeira de muitas”, destacou a extrativista Eliana.

“Recebemos das mãos da Eliana, os 50kg de amêndoas para a produção de chocolate, do nosso chocolate de Benevides. Estamos muito gratos pelo empenho e dedicação da Eliana e da família dela, que estão nos dando a oportunidade de levar dessa comunidade o chocolate, não só para Benevides, mas para o nosso estado todo conhecer. E daqui a um tempo, por que não o Brasil todo conhecer o Chocolate de Benevides, da comunidade Santo Amaro?!”, comentou a Secretária de Agricultura Edivana Lima.

O projeto Chocolate de Benevides visa o fortalecimento dos produtores artesanais por meio de assistência técnica, qualificações sobre o manejo e beneficiamento primário do cacau, compostagem para o auxílio na adubação do plantio, bem como o aproveitamento dos resíduos da cultura, ministrados em parceria entre a Semagri e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

Eliana reforça a importância de todo esses incentivos ofertados pela Secretaria. “Recebemos cursos de beneficiamento do cacau, de produção, de compostagem. Antes dessa assistência, a gente desperdiçava muito do fruto porque não sabíamos aproveitar, agora a gente aprendeu a fazer o licor, a geleia, o mel, o chocolate em pó, que eram coisas que tínhamos vontade de fazer, mas não sabíamos como. Com os cursos essas produções se tornaram fáceis e com mais qualidade, passamos a aproveitar 100% do cacau”.

Além dos cursos, a Semagri doou utensílios para facilitar e auxiliar o trabalho dos produtores.

“Também recebemos o cocho, que é onde colocamos o cacau para fazer a fermentação e o alicate para a colheita, antes a gente não tinha e precisávamos usar uma corda, isso facilitou muito pra gente na hora de colher o cacau”, finalizou Eliana.

Todo o acompanhamento técnico da SEMAGRI, realizado desde 2021, possibilitou o aumento da produção, que inicialmente era de aproximadamente 500kg anuais e hoje a estimativa é de 4 toneladas para o ano de 2023. Um salto que faz com que Benevides já seja considerado um potencial produtor de todo o estado. Após todo o processo de produção com o chocolatier, será lançado oficialmente pela Prefeitura para que todos possam sentir o sabor diferenciado do chocolate de Benevides.

Chocolate de Benevides na Páscoa

Além dos diversos produtos derivados do cacau, como licores, bolos e outras receitas deliciosas, a extrativista Eliana está preparando ovos artesanais de Páscoa e vem se dedicando a cada dia para se destacar e evoluir nesta aérea, fazendo com que o chocolate de Benevides seja reconhecido no município e fora dele.

Investimentos na produção local

Além do cacau, a SEMAGRI faz incentivos e oferta qualificações para outros tipos de produções, a partir do Programa Benevides Produtiva, os setores da mandioca, flores, hortas, peixe e o mel também são impulsionados!

São incentivos como esses que resultam no aumento das produções e na valorização do comércio local, uma forma de fortalecer a economia de Benevides. E um município que se desenvolve economicamente tem melhorias em vários outros aspectos, como na qualidade de vida, educação, saúde e infraestrutura.