Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Prefeitura apoia a realização do 1º Petday de Benevides

06/02/2023 09h06 - Atualizada em 12/02/2023 13h55

No último sábado, 04, foi realizado o 1º Petday de Benevides, no Ginásio de Esportes Nagib Salomão Rossi, com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento foi idealizado pelas alunas do curso de medicina veterinária da Universidade da Amazônia: Liliane Strzalkowski, Alana Gomes, moradoras de Benevides, e Eduarda Lopes, em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina Felina.

O evento foi multidisciplinar e contou com vacinação, vermifugação, sorteio de brindes e orientações, não só veterinárias, mas também de médicos sobre zoonoses e advogados sobre os direitos dos animais.

“Eu moro aqui no centro de Benevides e observei que muitos animais são abandonados porque as pessoas, geralmente, não sabem a forma correta de cuidar ou não tem noção dos cuidados que os animais precisam, também observei que o nosso município não tinha ações assim. Então, surgiu a ideia de organizar um evento multidisciplinar, com orientações, não apenas sobre a saúde dos pets, mas também, sobre direitos dos animais e a saúde dos tutores”, disse a idealizadora do Petday, Liliane Strzalkowski.

A parceria com a Prefeitura Municipal de Benevides, surgiu quando Liliane e Alana foram até a prefeitura conversar sobre a ideia e pedir pela liberação de um espaço para que o Petday fosse realizado.

"Precisávamos de um espaço para o evento e vimos na prefeitura um parceiro que seguia com as nossas ideias, interessados em incentivar os moradores do município a terem esses cuidados com os animais”, comenta Liliane.

Osileide Silva, tutora das cadelinhas Lassie e Princesa, ficou muito satisfeita com o atendimento feito no evento.

“Uma ação como essa ajuda os donos de pet a terem esse contato com médicos e veterinários para orientação, é uma segurança para nossa família. Gostei do atendimento que recebemos aqui e agradeço muito aos idealizadores e a Prefeitura pelo apoio a esse evento que dá oportunidade para que todos possam vacinar seus animais”, disse Osileide.

A Prefeitura de Benevides entende a importância do cuidado com os nossos pets e segue em contato com as idealizadoras do evento para projetos futuros e outras edições do Petday, inclusive nos distritos.