Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

3ª Agriben marca o lançamento do Mel de Benevides

Os agricultores ofereceram várias iguarias da terra como mel, mastruz, banana, macaxeira, abóbora, feijão caupi, quiabo, melancia, produtos naturais, artesanatos, e outras diversidades.

30/11/2022 15h07 - Atualizada em 08/12/2022 12h27

A prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), realizou a 3ª edição da Feira Agrícola Itinerante de Benevides (Agriben) no município. Na ocasião, foi lançado o Mel de Benevides.

Desde o início da gestão, a Semagri tem realizado um trabalho em conjunto com os agricultores de Benevides, na realização de acompanhamento técnico, preparação do solo através de gradagens, entrega de insumos agrícolas como ferramentas e adubos, promoção de feiras e capacitações com o objetivo de estimular a produção e a cidadania entre os trabalhadores rurais.

Segundo a Semagri, há 500 produtores cadastrados distribuídos em 5 principais projetos de atuação da Secretaria (Mel de Benevides, Chocolate de Santo Amaro, Benevides Quintal das Feiras, Horticultura e Fruticultura).  A expectativa é que se amplie a área de atuação nos próximos 2 anos, estimulando o setor produtivo de Benevides cada vez mais.

Na última 3ª Agriben os agricultores ofereceram várias iguarias da terra como mastruz, banana, macaxeira, abóbora, feijão caupi, quiabo, melancia, e produtos naturais, artesanatos, etc.

Com a realização da feira, houve um crescimento de 30% de venda dos produtos comercializados.

O Sr Aluísio, da comunidade Nelson Mandela, é produtor de Mel e Rambutan. Ele conta que o apoio e incentivo ao agricultor tem contribuído para que o trabalho seja rentável.

“Quero muito agradecer a nossa Prefeita, Luziane Solon, e nossa Secretária de Agricultura, Edivana Lima, pelo apoio e incentivo a nossa agricultura. Eu fiquei muito feliz por ter participado da feira. Eu tenho uma produção de rambutan, levei 25kg para a feira e tive o privilégio de vender tudo. Eu também sou produtor de mel e fiquei muito feliz de vender o meu primeiro mel e de estar participando desse projeto maravilhoso que é o Rota do mel. Eu agradeço muito a todos por todas as oportunidades”, disse.

A Prefeita, Luizane Solon, junto com a Vice-Prefeita e Secretária de Agricultura, Edivana Lima, tem valorizado o trabalho dos agricultores, fortalecendo a agricultura familiar.

“Tive a grata alegria de participar, hoje, do lançamento do projeto Mel de Benevides e da Feira do Produtor, em Benfica. Essa foi uma amostra do quanto nosso município tem potencialidades no setor agrícola e, por isso, não medimos esforços para promover o desenvolvimento da nossa agricultura familiar. Parabenizo a minha vice-prefeita e Secretária de agricultura, Edivana Lima, e a equipe da Semagri pelo brilhante trabalho realizado junto aos nossos agricultores e garanto que vamos, cada vez mais, intensificar as ações no campo para proporcionar melhores oportunidades de trabalho e de renda aos trabalhadores rurais. Estendo meus agradecimentos aos trabalhadores da Saúde que cuidaram tão bem da nossa gente durante a ação em Benfica”, disse a prefeita.