Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Produtores de mel recebem incentivo para aumentar a produção em Benevides

Pelo menos 60 produtores rurais receberam, em Benevides, caixas de abelha para cultivar a criação e produção de mel no município.

27/07/2022 14h04 - Atualizada em 27/07/2022 14h24

Nessa última terça-feira, 26, pelo menos 60 produtores rurais receberam, em Benevides, caixas de abelha para cultivar a criação e produção de mel no município. A iniciativa foi garantida por meio de parceria entre Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

O coordenador geral da Semagri, Leônidas Martins, informou que os produtores beneficiados fazem parte do projeto Rota do Mel, criado para incentivar o aumento da produção dos apicultores, em Benevides. "A gente está incentivando os produtores a participarem do projeto. A ideia é ter - no futuro - produção em escala", disse o coordenador.

A Semagri oferece, aos produtores do projeto, apoio logístico e orientação técnica para que o trabalho avance. No ano passado, havia 30 produtores inseridos no Rota do Mel. Hoje, dobrou para 60 produtores, que receberam 30 caixas de abelha para iniciar o trabalho. Dentro de um ano, o resultado deve ser apresentado com uma produção mais abundante.

Segundo o coordenador geral, a expectativa é grande para a colheita do mel. "A gente tem a expectativa de colher cerca de duas toneladas de mel", destaca. Por enquanto, toda a produção de mel será destinada ao consumo interno, mas já há uma empresa interessada em comprar a produção do município. Na semana passada, a Semagri visitou comunidades que produzem mel para conhecer o potencial dos produtores.

- PROGRESSO

A vice-prefeita de Benevides, Edivana Lima, que também é secretária de Agricultura do município, disse que a entrega dos materiais aos apicultores representa progresso para a categoria. “Essa entrega é muito importante para os trabalhadores rurais de Benevides, pois vai aquecer a economia local. Estimular a apicultura é promover emprego e gerar renda, uma oportunidade dada para impulsionar mais ainda o progresso, o desenvolvimento do nosso município”, finalizou Edivana.