Secretaria Municipal de Administração

Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Benevides impulsiona inovação e eficiência no segmento de infraestrutura de T.I

02/02/2024 17h10 - Atualizada em 05/02/2024 15h04
Secom

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) de Benevides, parte integrante da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), desempenha um papel crucial na supervisão, criação e manutenção da infraestrutura de tecnologia da informação e no impulso da inovação dentro do setor público municipal. Seu foco atual está na pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias próprias destinadas a aprimorar a gestão e a usabilidade dos dados, como automatizar tarefas diárias. O departamento estima a economia de mais de 4 milhões de reais por ano com a criação de tecnologias ou substituição das existentes por recurso mais eficientes e econômicos, prova da gestão e compromisso com os recursos públicos do município.

Uma das principais metas do DTI é promover a inclusão digital dos cidadãos de Benevides, proporcionando acesso aos serviços públicos de forma eficiente e transparente. Além disso, o departamento se destaca por fornecer à administração e suas ramificações acesso a novas tecnologias, automação de processos e uma conexão à internet de alta qualidade e estabilidade. A atuação do departamento cobre todas as secretarias municipais, adaptando-se às suas necessidades específicas e à disposição geográfica de seus pontos de operação, atuando em um raio de mais de 14 km de cobertura e infraestrutura de telecomunicações. A equipe do departamento está estrategicamente distribuída nas sedes onde existem tais pontos e ramificações, garantindo uma intervenção imediata em caso de necessidade de reparos na infraestrutura de T.I.

No início da gestão, o município enfrentava carências em infraestrutura de Tecnologia da Informação, com estruturas frequentemente precárias ou inexistentes. Para superar esse desafio, foi realizado um levantamento da situação, tanto da cidade quanto dos órgãos públicos, visando planejar a modernização tecnológica. A falta de acesso à internet em todas as unidades da Prefeitura foi um grande obstáculo, exigindo a elaboração de uma metodologia para resolver esse problema.

Thalles Carvalho – Diretor do DTI O departamento não mediu esforços para estruturar o município, garantindo acesso à internet de qualidade em todas as instalações, sendo esse projeto a base essencial para viabilizar serviços que dependem de conexão à internet, como diz o Diretor do DTI, Thalles Carvalho, “Quando nós chegamos, o cenário não foi só chegar aqui e ligar o computador na tomada. Tivemos que fazer um estudo, geográfico nas disposições de todos esses pontos pra que a gente pudesse entender e conferir uma infraestrutura para o atendimento de 100% das unidades e estancar a problemática de ter um município que não tinha um projeto eficiente de conexão com a internet, prezando o custo benefício de uma infraestrutura desse nível nas mais de 100 unidades espalhadas no município com o custo atual de R$ 304,00 reais por unidade. Derivou-se o processo que tornou tudo isso possível.”

A gestão dos polos de tecnologia é coordenada pelo DTI, que se encarrega das atividades, rotinas de manutenção da infraestrutura de T.I, implantação e criação de sistemas e outras tarefas relacionadas à tecnologia. A subdivisão desses polos de acordo com as secretarias visa facilitar uma resposta rápida às demandas emergenciais, garantindo eficiência e agilidade na prestação de serviços públicos. “Aqui existia um projeto que era muito superficial e insuficiente, e o que foi que nós fizemos? Realizamos todos esses estudos e esse projeto de atender todas as nossas unidades com internet de link dedicada em fibra ótica. E com parâmetros que nós mesmo pudéssemos arbitrar e fazer gestão desses recursos em tecnologia da informação no seguimento de telecomunicações (internet). Isso ajuda na rapidez dos atendimentos, mas não só na rapidez, como ajuda a oferece serviços que não existiam antes no município”, destaca Thalles Carvalho.

Um dos principais focos do departamento é realizar análises detalhadas de RVPC (Riscos, Viabilidade, Prazo e Custo) para avaliar a adoção de novas tecnologias, sejam elas desenvolvidas internamente ou adquiridas por meio de processos públicos. Com o apoio dos polos distribuídos estrategicamente, o departamento coleta informações cruciais para embasar decisões assertivas relacionadas à tecnologia.

CONHEÇA TECNOLOGIAS IMPLEMENTADAS PELO DEPARTAMENTO DE T.I

Sistema RDP

O DTI desenvolveu uma solução virtualizada para organizar os usuários e suas atividades no ambiente de trabalho, permitindo acesso remoto a recursos como contabilidade, recursos humanos, tributação e saúde, o sistema RDP. 

Foi criada uma solução eficiente, com rotina de backup abrangente e rápida recuperação em caso de danos. Durante a pandemia de COVID-19, o sistema provou sua eficácia, permitindo que os servidores trabalhassem em home office sem problemas. Isso não só beneficiou a prefeitura, mas também melhorou o acesso aos serviços para a população, evitando deslocamentos e economizando tempo.

Sistema de Gestão da Saúde

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o Departamento de Tecnologia da Informação - DTI planejouimplementar uma solução tecnológica para aprimorar a gestão da saúde no município. Incluindo melhoria dos fluxos e processos de trabalho, modernização das ferramentas tecnológicas, unificação de dados de saúde e acesso seguro aos dados consolidados do sistema. A solução visa proporcionar atendimentos mais ágeis, reduzir retrabalhos e promover uma administração mais eficiente.

Expansão do sistema ESUS e EsusHELPER

O sistema E-SUS é um prontuário eletrônico, sem custos adicionais para o município. Utilizando tecnologia de nuvem híbrida e melhorando a infraestrutura de internet, a expansão permitiu automatizar a coleta, armazenamento e gerenciamento das informações de saúde, proporcionando acesso rápido e eficiente aos dados cruciais. Essa iniciativa representa um avanço na modernização da gestão de saúde, promovendo atendimento mais eficiente e acessível para a população.

Sistema Web de Inscrição

Foi concluído um projeto de um sistema web de inscrição online para cursos no município, permitindo inscrições ágeis e acessíveis, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos.

eAGRO

O eAGRO é uma plataforma que cadastra produtores rurais, mapeia suas propriedades e registra detalhes sobre suas produções agrícolas. O objetivo é impulsionar os lucros dos produtores, promover o crescimento do setor agrícola e melhorar as relações comerciais de forma sustentável, sem gerar custos para o município. Ele também apresenta uma "vitrine de produtores" para aumentar a visibilidade dos produtos e facilitar o contato entre produtores e consumidores.

eSEARCH

O Centro Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (CEMTER), que estava desprovido de recursos para gerir o volume de informação, sem automação ou sistema que compreendesse o segmento de dados. Assim, o DTI criou o sistema eSEARCH, que permite catalogar todos os candidatos, fazendo a coleta dos dados sociais e curriculares para encaminhar as empresas parceiras no município, permitindo gestão dos dados instantaneamente removendo todos os trabalhos arcaicos e manuais, objetivo totalmente atingido com está nova solução criada pelo departamento de T.I em conjunto com seus parceiros tecnológicos, sem gerar custos.

eGROW

O DTI recentemente introduziu o sistema eGROW, com focono Programa Primeiro Afeto. Este sistema fará um acompanhamento abrangente desde a gestação até os três primeiros anos de vida da criança, englobando áreas críticas como educação, saúde e assistência social.

Outros exemplos são o eMED que tem como principal funcionalidade o controle de equipamentos hospitalares e o Sistema de Gestão Educacional (solução terceirizada) que possibilita a integração de informações de todas as unidades educacionais municipais, além permitir de uma maior aproximação entre pais e responsáveis com os administradores escolares, garantindo aos pais e aos responsáveis o acesso a informações sobre a vida acadêmica de seus filhos. Este projeto está nas ultimas fases de sua implantação.

Também existem sistemas que ainda serão implantadas como o eMOB que pretende fornecer informações sobre paradas de ônibus, acompanhar os ônibus em tempo real e toda essa esfera sobre mobilidade urbana do município de Benevides, oeTUR que tem como objetivo catalogar pontos turísticos, empreendimentos e estabelecimentos hoteleiros, proporcionando uma cartografia detalhada dos serviços disponíveis à comunidade. 

Todas essas aplicações possuem caráter administrativo e são executadas no âmbito das secretarias, o objetivo é, por meio destas tecnologias, permitir que o cidadão possa ter acesso a essas informações e criar um método direto para que ele possa conferir os dados e a realidade. O DTI desempenha um papel fundamental na modernização e eficiência do setor público municipal, impulsionando a inovação, promovendo a inclusão digital e garantindo a entrega de serviços de qualidade à comunidade local. Como declarou o diretor Thalles Carvalho: “Não é só jogar a tecnologia no meio da rua, é pensar também em como atender as pessoas que ainda não tem prática do uso delas, isso faz parte diretamente da inclusão.”

O Departamento de Tecnologia da Informação de Benevides trouxe uma verdadeira revolução tecnológica para o município que beneficiou a qualidade de vida da população e essas são só algumas das inovações em infraestrutura de T.I e Sistemas da Informação. Os sistemas de gestão em educação, saúde, agricultura, transporte, emprego e outros simplificaram a vida dos cidadãos, tornando os serviços públicos mais eficazes e acessíveis. Isso reflete um compromisso com a inovação, eficiência e o bem-estar da comunidade, preparando o município para um futuro tecnológico brilhante e uma comunidade mais próspera.