Prefeitura de Benevides é vigilante em caso de maus-tratos e Guarda Municipal contribui com identificação de suspeito e investigação policial
Após denúncia via Guarda Municipal, imagens de monitoramento revelaram crueldade contra animal em Benevides; Prefeita Luziane Solon repudiou o ato e reforça o compromisso com a causa animal.
Secom
Um episódio de extrema crueldade contra um animal indefeso mobilizou a Guarda Municipal de Benevides (GMB), a Polícia Civil e a gestão municipal. A ação imediata reafirma o compromisso do município com a proteção da vida e o combate rigoroso aos maus-tratos de animais.
A ocorrência teve início quando moradores do Condomínio Ecológico Amazon Flora acionaram a Guarda Municipal de Benevides através do telefone interativo. A guarnição, composta pelos agentes IGM Alcântara, IGM Cardoso e IGM Alves, deslocou-se ao local e constatou que um cachorro de pequeno porte havia sido encontrado sem vida nas dependências do residencial.
Ao analisar as imagens do sistema de monitoramento, a equipe identificou uma cena de violência explícita: o animal foi arremessado por cima do muro para o interior do condomínio. As gravações das câmeras de segurança mostram que o cão ainda tentou caminhar antes de desfalecer.
Após a repercussão das imagens na imprensa, o suspeito de ter cometido o crime apresentou-se espontaneamente na Delegacia de Benevides, onde foi ouvido pela autoridade local. Um inquérito policial foi instaurado e o caso remetido à Justiça para as sanções cabíveis.
Cuidado e Proteção Animal
Benevides é reconhecido como um dos municípios com maior abrangência de políticas de bem-estar animal com 100% de cobertura do Castramóvel, pelos bairros do município, por exemplo.
A prefeita de Benevides, Luziane Solon, que havia lançado recentemente mais uma semana de ações efetivas voltadas ao cuidado e à proteção animal no município, se manifestou publicamente sobre o episódio:
"O que aconteceu é revoltante e inaceitável. Isso não é brincadeira nem acidente. Maltratar animais é crime previsto em Lei e quem comete esse tipo de violência precisa ser responsabilizado. Como prefeita, não vou me calar diante dessa barbaridade. Cuidar da vida é dever de todos nós e, aqui, a crueldade não passará impune", afirmou a prefeita.
________________________________________________
Nota Oficial para os veículos de Comunicação:
A Prefeitura de Benevides manifesta seu mais profundo repúdio ao ato de crueldade contra um animal indefeso, ocorrido em nosso município. Informamos que, tão logo fomos acionados via Guarda Municipal, nossas equipes atuaram com agilidade para coletar provas e colaborar com as autoridades policiais na identificação do responsável.
Como uma gestão que prioriza a vida em todas as suas formas, reafirmamos que Benevides não é lugar para a violência. O município tem investido continuamente em políticas públicas de proteção animal - como o serviço de Castramóvel, que possui 100% de cobertura em todos os bairros, garantindo aos animais o cuidado, o carinho e o respeito que merecem.
________________________________________________
O QUE DIZ A LEI?
A prática de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais domésticos é crime no Brasil. Se comprovado o crime, a punição para quem maltrata cães e gatos tornou-se ainda mais severa.
- Punição: Reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda animal.
- Agravante: A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço caso o crime resulte na morte do animal.
DENUNCIE!
Não se cale diante da violência. Caso presencie ou saiba de casos de maus-tratos em Benevides, acione os canais oficiais:
- Disk Denúncia (Guarda Municipal): (91) 98609-5705 (Telefone Interativo)
- Polícia Civil do Pará: 181 (Disque Denúncia)
- Disk Emergências: 190


