Secretaria Municipal de Finanças

Prefeitura sanciona Lei para criação do Conselho da Juventude de Benevides e garante participação ativa de Jovens na formulação de Políticas Públicas

Durante o 1º Encontro Municipal da Juventude foi sancionada a Lei que garante o protagonismo para a juventude na construção de políticas públicas, consolidando o município como referência no estado do Pará.

24/08/2025 10h01 - Atualizada em 24/08/2025 23h58
Secom

Um marco para o futuro! A Prefeitura de Benevides sanciona a Lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude, uma conquista histórica para a cidade.

A Prefeitura de Benevides realizou uma conquista histórica neste fim de semana, durante o 1º Encontro Municipal da Juventude. No Salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, centenas de jovens se reuniram para debater propostas e, em um ato de grande importância, a prefeita Luziane Solon sancionou a Lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Benevides. A nova Lei garante voz ativa e protagonismo para a juventude, servindo de referência para as demais cidades do Estado do Pará.


O encontro teve como foco debater temas importantes para os jovens, como Segurança Pública, Justiça Social, Saúde, Esporte, Lazer, Educação e Meio Ambiente. Segundo o Secretário Municipal da Juventude, Miguel Sepêda, as propostas elaboradas irão compor o Plano Decenal Municipal da Juventude, que será o guia das políticas públicas para os próximos dez anos. "Cada vez que a gente senta e conversa com os jovens a gente extrai uma energia muito positiva pra gente. É uma energia que renova e nos faz ter ainda mais vontade de fazer mais pelo nosso município”, enfatizou o secretário.

O evento demonstrou a união de esforços entre o poder público e a sociedade para fortalecer o protagonismo juvenil em Benevides.

O advogado e Presidente Municipal da Juventude do MDB, Luiz Neto, também esteve presente na cerimônia e destacou a importância do momento e a sua satisfação em participar ativamente do 1º Encontro da Juventude na cidade em que vive. "A energia da Juventude é contagiante! A gente é muito mais do que o futuro. A gente é o presente, a gente é o agora! As nossas ações de hoje vão influenciar totalmente no futuro, não só meu, mas de toda uma sociedade, e isso me motiva cada vez mais a estar nesta luta por políticas públicas para a Juventude e a ajudar, cada vez mais, a nossa cidade de Benevides", concluiu Luiz Solon.

 
A importância do evento foi reforçada pela presença de representantes políticos e representantes de organizações da sociedade civil. Junior Martins, Gestor de Juventudes do Estado do Pará, destacou o papel da Prefeitura. “Benevides tem sido como um bastião na construção de políticas públicas para a juventude no Pará e no Brasil, afirmando que a cidade tem contribuído para o avanço das políticas no estado, com a criação de uma secretaria específica, resultados positivos e participação social dos jovens”.

Paula Ferreira, estudante e Presidente do Núcleo Jovem Benevidense (NJB), ressaltou o protagonismo juvenil: ”É muito importante este protagonismo juvenil em nossa cidade! Aquilo que a gente constrói hoje vai ter impacto na vida daqueles que vão vir no amanhã”.

″É muito importante este protagonismo juvenil em nossa cidade!″, ressalta a estudante Paula Ferreira, presidente do Núcleo Jovem Benevidense (NJB).
O evento demonstrou a união de esforços entre o poder público e a sociedade. Aldrin Barros, coordenador de Advocacy do Cojovem (Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável), reforçou que a presença da juventude na tomada de decisões é crucial. "É um exemplo para outras Prefeituras do Estado do Pará. Aqui acabamos de garantir recursos para políticas da Juventude a partir do momento que se inclui a Juventude na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

A prefeita Luziane Solon celebrou a conquista: “Estamos trabalhando para que cada jovem tenha oportunidade de crescer, sonhar e construir um futuro cheio de possibilidades. Esse é o nosso compromisso com a juventude de Benevides!”. A gestora ainda reforçou o compromisso com a educação e com o Selo UNICEF, que Benevides conquistou na edição 2021-2024, sendo o único da Região Metropolitana de Belém a obter a certificação, resultado de avanços concretos em áreas essenciais como saúde, educação, proteção social e participação cidadã para a primeira infância, crianças e adolescentes. Em outubro de 2023, uma comitiva da Argentina, inclusive, visitou o município para conhecer as boas práticas na promoção dos direitos das crianças e adolescentes, se tornando uma referência internacional.

O vereador Fábio de Paula representou a Câmara Municipal de Benevides no evento e expressou o orgulho em ver o engajamento dos jovens com seu futuro. "Momentos como este nos enchem de orgulho em ver os jovens preocupados com seu futuro e nós, da Câmara dos Vereadores, estamos à disposição para requerer a garantia dos direitos da Juventude, assim como foi feito com Conselho da Juventude de Benevides", afirmou o representante do poder legislativo de Benevides.
GRUPOS DE TRABALHO 

O 1º Encontro Municipal da Juventude de Benevides formou cinco grupos de trabalho que realizaram debates sobre cada tema e fizeram sugestões para a criação do Conselho Municipal da Juventude. A formação de uma comissão provisória também foi oficializada durante o evento, ficando responsável pela implementação do conselho, que garantirá mais voz e participação para os jovens nos próximos dez anos.

O encontro oficializou a criação de uma comissão provisória responsável pela implementação do novo Conselho da Juventude.Durante o encontro, foram formados cinco grupos de trabalho para debater temas importantes para a juventude, como saúde, educação e meio ambiente.Os jovens de Benevides mostram que têm voz e estão prontos para construir um futuro melhor para a cidade.
LANÇAMENTO DE EDITAL


Estão abertas as inscrições para o projeto Amazônia 360° - Juventude em Ação pela Sustentabilidade em Benevides, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) e do Programa Municipal da Juventude Jovem 360°


A iniciativa da Prefeitura convida estudantes a criarem soluções inovadoras para desafios socioambientais, com foco na preservação da biodiversidade e na economia circular. As  inscrições estão abertas para participar do Edital até o dia 20 de setembro de 2025. O edital estimula a consciência ambiental, a cidadania ativa e o protagonismo juvenil na busca por soluções para os desafios socioambientais da cidade.


O edital foi anunciado durante o 1º Encontro Municipal da Juventude de Benevides realizado neste fim de semana no Salão da Paróquia Nossa Senhor do Carmo no centro de Benevides, reunindo centenas de jovens estudantes durante o evento. O projeto é voltado para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município.

A Prefeitura anunciou o lançamento do edital Amazônia 360° - Juventude em Ação pela Sustentabilidade, uma iniciativa para incentivar a consciência ambiental dos jovens.O projeto Amazônia 360° convida estudantes a criarem soluções inovadoras para desafios socioambientais da cidade.

O professor Dr. Igor Marques, diretor do Programa Jovem 360°, reforça a importância da iniciativa. “A importância deste edital é protagonizar o Jovem para as ações em prol de soluções sustentáveis e combate às mudanças climáticas. Incentivar que eles criem e sejam agentes destas ações na cidade de Benevides”, destacou.

EDITAL / INSCRIÇÕES:

As  inscrições estão abertas para participar do Edital até o dia 20 de setembro de 2025. 

Saiba mais sobre o Edital Amazônia 360 clicando no Link abaixo e baixando o edital em PDF.

ACESSE O EDITAL DE PARTICIPAÇÃO (CLICANDO AQUI!)

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário eletrônico, via: https://forms.gle/8bHn1M83sFAr7nkY7, disponibilizado na página da prefeitura.

PREENCHA E SE INSCREVA NO EDITAL (CLICANDO AQUI)


VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO 1º ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE BENEVIDES: