Secretaria Municipal de Finanças

Alunos da Rede Municipal recriam Sistema Solar em 3D

Há mais de um mês os alunos junto com os professores iniciaram um percurso de estudo sobre o sistema solar e durante a pesquisa foram materializando os corpos celestes que formam o sistema em três dimensões.

26/08/2023 11h11 - Atualizada em 31/08/2023 15h26
Secom

Na última sexta-feira, 25, professores e alunos do Ensino Fundamental da EMEF José Leôncio realizaram a I exposição do projeto Sistema Solar em 3D.

O projeto Sistema Solar em 3D utiliza engrenagens para criar um planetário mecânico em três dimensões.

As engrenagens são estruturas que funcionam como elementos de transmissão mecânica, geralmente metálicas, que compõem máquinas e as auxiliam em seus funcionamentos.

Há mais de um mês os alunos junto com os professores iniciaram um percurso de estudo sobre o sistema solar e durante a pesquisa foram materializando os corpos celestes que formam o sistema, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Além do Satélite e um astronauta.

As peças foram confeccionadas com a utilização de vários materiais, como papel, gesso, fio, TNT, e outros, além de uma engenhoca que representava o Sistema Solar, produzida na Sala Maker, impressa por uma Impressora 3D e cortadoras a laser. Todas as peças foram criadas pelos próprios estudantes com o apoio dos professores.

Em uma sala completamente escura, as composições de todas as peças deram vida ao sistema solar, conduzindo a uma experiência visual e sensorial, com cores vibrantes e sons cósmicos. A sensação era como se estivesse no céu.

Os alunos apresentaram às outras turmas da escola o funcionamento do Sistema Solar, e durante essa viagem foram surgindo várias perguntas e troca de conhecimentos entre eles. A estudante, Alice Sousa, 12 anos, conta que foi uma experiência única para ela, ajudou a entender sobre o espaço e também a descobrir os assuntos que sente prazer em estudar.

"Foi uma experiência muito boa, e ao mesmo tempo bem trabalhosa. Nunca tinha feito um trabalho assim que tivesse que ir tão a fundo sobre o assunto. Uma experiência única e muito divertida. Eu nunca tive uma matéria favorita, e na Sala Maker a gente tem se aprofundado um pouco em cada uma delas, e eu tenho gostado muito. Aprendi muito sobre o espaço, sobre sistema solar, durante a pesquisa tive contato com várias curiosidades. Gostei demais”, conta.  

Aos 12 anos, o aluno Domingos Raul, conta que leu vários livros sobre o assunto para poder compreender e levar o conhecimento aos outros. O pequeno pesquisador também contribuiu na construção dos planetas.

“Eu estudei bastante sobre o Sistema Solar pra depois eu explicar para os outros, li muitos livros pra saber quem foi o primeiro a pisar na lua, por exemplo. Eu ajudei a criar a lua e os planetas maiores”, disse.

O projeto do Sistema Solar, foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos Integrados, na Sala Maker da EMEF José Leôncio Ferreira de Siqueira, sob a orientação e Tutoria dos professores Alex Amaral, de Geografia, e professor Igor Marques, Coordenador da Sala Maker da EMEF.

OUTRAS NOTÍCIAS