Quadrilhas juninas fazem bonito no Sassaricando 2024
Secom
Começou na terça-feira, 11, em Benevides, o Concurso Intermunicipal de Quadrilhas, dentro da programação do Sassaricando 2024. Os brincantes se apresentaram com muita alegria e com garra de se projetar como melhor para o público e o corpo de jurados. Nas vestimentas, destaque para o capricho nos detalhes e nas cores das peças.
Cada grupo fez inicialmente sua apresentação de rainhas e, em seguida, mostrou a que veio, com muita movimentação e ritmo coreografado. "Estou representando a diversidade e meu traje simboliza a cultura do algodão", explicou Natasha Emanuelle, participante de uma das quadrilhas.
Competição difícil. Os grupos não economizaram em nada, fazendo jus a uma festa como o Sassaricando.
Histórico
A quadrilha é dançada em pares e conta com a música, os passos e a vestimenta do universo caipira, (hoje bastante estilizado).
A dança tem origens europeias, O nome foi criado a partir do termo francês quadrilles, pois em seu princípio era feita em duas filas, com quatro ou oito casais, que formavam um quadrado, por esta razão, o nome. Ritmos nordestinos, indígenas e africanos foram responsáveis por consolidar a quadrilha no Brasil.
Nos idos do século 19, na então colônia de Nossa Senhora do Carmo (hoje município de Benevides), a apresentação de quadrilhas ganhou força com a chegada de nordestinos que vieram fugindo da aridez e falta de chuvas de sua região.
A prefeitura de Benevides faz questão de manter esta tradição cultural bem viva.
Programação
O Concurso Intermunicipal de Quadrilhas segue ate o dia 13, quando será feita a premiação da vencedora. As apresentações são na quadra do ginásio Nagibão, sempre a partir das 21h.
O Sassaricando vai até o dia 15, com shows e vendas de comidas típicas e artesanato em todo o complexo do Nagibão.