2ª Conferência Municipal de Cultura - Governo e sociedade civil debatem políticas públicas
Secom
Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizada em Benevides a 2a Conferência Municipal de Cultura, quando foi formada a comissão que vai conduzir o processo de escolha da formação do Conselho Municipal de Cultura. No evento, também foram eleitos os delegados, representantes da sociedade civil, que participarão da Conferência Estadual de Cultura.
A abertura do encontro teve recitação de poema pela professora e atriz Alethéa Maciel. Em sua fala, ela abordou a dificuldade que os chamados fazedores de cultura enfrentam para destacar seus trabalhos fora de seu município de origem
Abordando o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento foi realizado no auditório Breno Cardoso, da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social. A titular da SEMTEPS, Luíza Solon, destacou a riqueza da cultura de Benevides. "Cultura não é só 'fazer show', mas envolve tudo o que a gente faz. Por isso, esta conferência é importante, porque chama todas as comunidades para o debate", ressaltou.
Seis eixos foram trabalhados pelas equipes.
Para Célia Cristina Pereira, suplente na equipe de delegados da representação civil, "o envolvimento da plenária foi primordial para o trabalho do desenvolvimento de políticas públicas culturais para Benevides".
O resultado desta 2a Conferência, como avaliou o secretário municipal de Cultura de Benevides, João Jorge Duarte, foi bem positivo. "Tudo ocorreu de forma tranquila. A participação da sociedade civil foi de fundamental importância. Todos aqui têm discernimento e experiência para representar Benevides muito bem na Conferência Estadual", concluiu