O Sassaricando 2023 foi um sucesso de público, renda, alegria e fortalecimento da identidade cultural de nosso povo
Secom
A cultura popular foi reverenciada em dez dias de festividade junina e o Sassaricando 2023 se destacou como “o maior arraiá da história de Benevides” - lema da festa - em público, animação, ornamentação, segurança, gastronomia e organização, fomentando a economia local e firmando o evento entre os melhores festejos da época no Pará. De acordo com a coordenação da festa, aproximadamente 125 mil pessoas, de Benevides e cidades próximas, prestigiaram as noites do Sassaricando.
A mudança de data da apresentação principal, a banda Os Barões da Pisadinha, contribuiu para aumentar a expectativa, estender os dias de animação e marcar um encerramento em grande estilo. Eles vieram e o show de piseiro ficou por conta do público que lotou a área do Nagibão. A festa, que neste último dia também teve o ritmo da banda Mizerê, e DJs, varou a madrugada.
O público agradeceu esse investimento cultural. A alegria de sediar um evento deste porte estava estampada no rosto dos benevidenses. Cada show foi acompanhado com muito coro e animação. “Eu vim mesmo para ver a banda AR-15. Amo”, e esse “amo” soou com um alongamento na vogal final expressando todo o entusiasmo da comerciária benevidense Edilene Soares, logo no primeiro dia da festança. Cada local para fazer uma selfie ou gravar um vídeo com os amigos – espaços estrategicamente planejados pela equipe organizadora do evento - foi muito disputado. “O ambiente está bem confortável, familiar. Está tudo lindo, muito seguro e divertido”, destacou Ádria Lorena, visitante de Ananindeua. Tudo valeu a pena para registrar presença no grande arraial de Benevides. “As festas de Benevides sempre são muito legais e a gente veio prestigiar. O espaço ficou lindo e está tudo muito bacana”, pontuou Nay Santos, visitante de Santa Isabel.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (Semmat) esteve a postos com uma barraca onde era feita a troca de latinhas por copos ecológicos. A iniciativa foi fruto de parceria da Prefeitura com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Benevides - Reciclaben. No total, 3.400 copos personalizados foram distribuídos, em troca, a Semmat arrecadou 40.800 latinhas. Este resultado, segundo avaliação da Semmat, mostrou a importância da conscientização das pessoas que, mesmo após o término do estoque de copos, continuaram a entregar latinhas na barraca. A equipe também deu orientações sobre os cuidados com o meio ambiente, expressando toda a preocupação que a atual gestão municipal tem com essa área.
O público aplaudiu com entusiasmo as candidatas do concurso de rainha, as quadrilhas e danças típicas apresentadas pelas turmas das escolas municipais de Benevides, que com beleza e criatividade realçaram toda a alegria do Sassaricando. E teve também o concurso para quadrilhas inscritas. “A gente vem se preparando há meses, desde fevereiro, para levantar esse troféu. Parabéns pelo concurso, estrutura, parque, comidas, está tudo show de bola”, elogiou Cristiano Dias, integrante da quadrilha Rainha da Juventude de Belém.
Além das atrações nacionais no palco, DJs e cantores de Benevides também se destacaram animando a festa e mostrando que a prata da casa deve ter valor reconhecido. A economia local teve uma alta nos mês de junho aquecida pelo Saassaricando. “É maravilhoso, é uma boa oportunidade para os comerciantes. Eu acho muito bom, muito lucrativo”, opinou a comerciante Michele Araújo. Como pode comprovar a equipe organizadora da festa, a venda de bebidas, roupas e indumentárias típicas da época, entre outros produtos, cresceu bastante, girando em torno de 25 milhões de reais.
Vários serviços como táxis e mototáxis entraram nesse rol registrando um significativo impulso. “Contamos os dias para (o Sassaricando) chegar porque é onde podemos fazer uma renda extra, que vai pagar nossas contas, então a gente fica feliz e ansiosa para vender tudo e sair daqui, se Deus quiser, com o bolso cheio”, expôs a comerciante Lucinete Abreu.
O Sassaricando 2023 foi um sucesso e se despediu com a promessa de que em 2024 tem mais, muito mais.