Alunos da Rede Municipal produzem telas e poesias em alusão ao 30 de Março
O concurso de tela e poesia deu destaque aos grandes artistas que levaram para casa prêmios, como tablet ou bicicleta, contemplando a sede de Benevides e distritos do Murinin e Benfica.
Secom
Na última quinta-feira, 30 de março, Benevides celebrou um marco histórico, o Dia da Liberdade. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa de Benevides e Secretaria de Cultura.
Benevides, na época conhecida como colônia Nossa Senhora do Carmo, foi a segunda cidade no Brasil a libertar os escravizados, em 1884.
Os professores e os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Benevides se reuniram na Praça do Saber, em frente ao CIC, para uma manifestação cultural e histórica municipal.
Em plena luz do dia, Benevides foi palco de retorno ao dia da libertação dos escravizados, por meio de exposições de tela e poesia, obras produzidas pelos alunos durante vários dias nas escolas.
“Benevides, Berço da Liberdade. Por amor, libertou os escravizados. Uma das primeiras colônias a abolir a escravidão. Em 30 de março de 1884, foi a cerimônia da libertação. Benevides, exemplo de garra e determinação”, dizia um trecho da poesia produzia por Maria Helena, da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O concurso de tela e poesia deu destaque aos grandes artistas que levaram para casa prêmios, como tablet ou bicicleta, contemplando a sede de Benevides e distritos do Murinin e Benfica.
As obras foram apreciadas e julgadas pelo olhar de especialistas, como Profª Dra. Márcia Bittencourt, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dr. Denis Bezerra, Coordenador do Programa de Pós Graduação de Arte da UFPA, Prof. Dr. Jeni Junior dos Santos, Professor de Referência do Centro de Formação Paulo Freire da SEMEC e prof. da FIBRA, Geni Begot, Professora de Arte, Claudio Assunção, Artista Plástico do Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, e Prof. Mestra, Kelly Calderaro, Coordenadora do Centro de Formação de Pesquisa de Benevides.
O Dr. Denis Bezerra, Coordenador do Programa de Pós Graduação de Arte da UFPA, foi um dos convidados para apreciar as obras dos alunos, além de ser um dos jurados.
“Quero agradecer pelo convite pra estar nesse evento celebrativo do 30 de março, celebração da liberdade por meio das figuras históricas, pessoas pretas, pessoas amazônicas paraenses, que esses nomes possam não só ecoar em Benevides, mas também na própria história da Amazônia e do Brasil. Então estou muito feliz de estar aqui para celebrar não só a liberdade do passado, mas também a liberdade contemporânea, celebrando onde a arte está presente. Quem ganhou o presente fomos nós, as obras de arte estão fantásticas maravilhosas produzidas por alunos, uma sensibilidade e maturidade absurda, tanto os quadros quanto as poesias. Estou muito encantado.”
O evento contou com a presença da Vice-Prefeita, Edivana Lima, Secretário Municipal de Educação, Josué Pompeu, e outros membros do governo.
As danças regionais e a arte marcaram o dia, celebrando a Terra da Liberdade.
Durante a semana que antecedeu ao 30 de Março, os alunos da Rede Municipal participaram de diálogos sobre a história, viajaram no tempo e fizeram exposições artísticas sobre a liberdade nas escolas.