VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:
- Valorização de todos os profissionais que fazem parte da educação;
- Revisão do PCCR;
- Níveis de especialização; especialização, pós graduação; investimentos e parcerias (gestão e profissionais da educação).
EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Criar grupos de professores itinerantes (formação);
- Programa de inclusão: “família e comunidade”;
- Articulações com profissionais de outras áreas: Psicólogo, Psicopedagogo, Assistente Social.
- Elaborar um currículo articulado, interdisciplinar, que contextualize as diferentes realidades e diversidades;
- Reestruturar o Plano Político Pedagógico - PPP
DOS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS:
- Proporcionar atendimento educacional especializado as escolas que atendam aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, ou superlotação, regularmente matriculado;
- Implementar uma politica de apoio e de assessoramento aos trabalhadores em educação, que atuam em todos os níveis e modalidades, com alunos de inclusão;
- Implantação a acessibilidade, com a adequação arquitetônica, nos espaços das escolas de cada sistema de ensino;
DA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
- Ofertar livros didáticos e de literatura, em braile e em caracteres ampliados, aos alunos cegos e aos de visão subnormal, em parceria com as áreas de assistência social e da cultura, organizações não governamentais (ONG´s), redes municipais ou intermunicipais, em cinco anos;
- Redimensionar, conforme as necessidades do educando, incrementos, se necessário, as salas de recursos, bem como alternativas pedagógicas recomendadas, de forma a favorecer e apoiar a integração dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação, em classes comuns, fornecendo-lhes o apoio adicional que precisam;
DA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:
- Proporcionar formação continuada e direcionada para todos os profissionais das escolas, na área da deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, ou superlotação, no prazo de dez anos;
- Investir em uma formação continuada dos trabalhadores da educação, de forma que se garanta articulação dos saberes interdisciplinar, com a realização de formação especifica para atender à demanda contemplada no objetivo, a curto e médio prazo;
EDUCAÇÃO INFANTIL
- Capacitação dos professores para educação infantil, com parcerias complementares;
- Formação continuada dos professores;
- Ampliação de creches (UMEI E CEMEI);
- Parcerias com profissionais da área saúde,
PARCERIAS E CONVÊNIOS / QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:
- Capacitação de professores com graduação, especialização;
- Parcerias com empresas para reforço escolar;
- Merenda escolar, parcerias com agricultores familiares para melhorar a merenda e fortificar as empresas e produtores locais;
- Buscar parcerias com: UFPA e Carlos Gomes, para o projeto “Música e arte” para formação de uma banda de música com alunos oriundos da rede.
- Educação Profissionalizante, articulando a implantação do IFPA no município de Benevides.
PROGRAMA ESCOLA É FAMILIA:
- Parcerias com SENAC, SENAI e cursos técnicos;
- Parcerias com ministério público, igrejas e conselho tutelar;
- Palestras de educação financeira para o fundamental II;
- Parceria com a saúde, para palestras sobre: “sexualidade, higiene, drogas e outros”.
GESTÃO E PLANEJAMENTO / MERENDA ESCOLAR:
- Capacitação periódica para os manipuladores;
- Cardápio semanal mais nutritivo, acompanhado por nutricionista;
- Assegurar que a merenda escolar tenha o fornecimento local.
TRANSPORTE ESCOLAR:
- Universalizar o transporte escolar;
CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR
- Ampliar o Cursinho Pré-Vestibular através de plataforma digital, além disso adequação/reformulação do cursinho presencial.
- Cursinho semipresencial e a distância.
CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DO PRÉDIO ESCOLAR:
- Levantamento para construção de CEMEI E UMEI;
- Implantação de um cronograma para reformas e ampliação de escolas.
ENSINO FUNDAMENTAL I, II E EJA.
- Disponibilizar em cada escola um computador com acesso a internet na sala do professor;
- Realizar formação continuada dentro de temáticas previamente selecionadas pelos professores de rede;
- Realizar curso de relação interpessoal para todas as categorias da escola, objetivando melhor atendimento à comunidade;
- Lotação do servidor de acordo com disponibilidade da escola;
- Proporcionar assessoria psicológica aos servidores e alunos que dele possam precisar;
- Proporcionar serviços de assistência social às famílias em vulnerabilidade social;
- Realizar avaliação interna para auferir a qualidade do ensino na rede, sendo essa avaliação elaborada pelos professores da rede;
- Implantar hora pedagógica;
- Capacitação dos professores, parcerias, CH satisfatória;
- Currículo voltado para o município;
- Divulgar EJA e buscar alunos dentro do próprio espaço escolar;
- Passeios educativos, atração turísticas;
- Empreendedorismo ao nono ano;
- Reformulação do PCCR;
- Garantir parcerias para implantar programas que melhorem a educação do município;
- Mais projetos sociais voltados para ocupação das crianças;
- Desenvolver as potencialidades das crianças através de projetos e parcerias com esportes, formação de competições interescolares, grupos de teatros, bandas, artes e outros.