Gabinete vice-prefeita

Prefeitura promove roda de conversa sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco

Ação realizada no auditório da SEMTEPS reuniu profissionais da psicologia e a comunidade em um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre o cuidado com a saúde mental

28/01/2026 15h47 - Atualizada em 28/01/2026 16h33
Secom

O auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) recebeu, nesta quarta-feira (28), uma roda de conversa voltada aos cuidados com a saúde mental, em alusão à campanha Janeiro Branco, que reforça a importância do bem-estar emocional e da prevenção de transtornos psicológicos.

Roda de conversa sobre saúde mental reuniu a comunidade no auditório da SEMTEPS, em alusão ao Janeiro Branco

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher de Benevides (SEMMUBE), em parceria com a SEMTEPS, e contou com a participação de psicólogos, que conduziram palestras e momentos de diálogo com o público. Durante o encontro, foram abordados temas como autocuidado, saúde emocional e a importância de reconhecer sinais de sofrimento psíquico.

Ao falar sobre a proposta da roda de conversa, o psicólogo Rômulo Lima, responsável pela palestra e que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Benevides e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, destacou a importância de espaços como esse para a promoção da saúde mental. “Hoje a gente veio para ter um diálogo sobre saúde mental, o Janeiro Branco. A gente vai ter um foco na saúde no ambiente do trabalho, mas também vamos abrir para mais diálogos. Sempre abrindo para a fala da população que está aqui participando, a sociedade civil tem que ter essa fala, para que a gente possa construir políticas públicas, estratégias a nível de município”, afirmou.

Psicólogo Rômulo Lima - Psicólogos conduziram palestras e momentos de diálogo durante a ação promovida pela SEMMUBE em parceria com a SEMTEPS

Ele também ressaltou a importância de promover o diálogo sobre a saúde mental das mulheres, considerando que esse público enfrenta diferentes formas de violência e vulnerabilidade no dia a dia:

"O público feminino em si é um público muito fragilizado, pois sofre com muitos tipos de violências. Inclusive a gente vem em um período em que tem sido mediatizado bastante essa violência contra a figura da mulher. Então falar em saúde mental para as mulheres é essencial, não só no sentido de intervenção, mas também de prevenção para que não se incorra às violências, seja no ambiente familiar, doméstico, social e também no do trabalho."

Secretária adjunta da SEMTEPS, Márcia Góes e Secretária da Mulher de Benevides Luzineide Farias

A programação também contou com dinâmicas interativas, que estimularam a participação do público, além do sorteio de brindes, tornando o momento ainda mais acolhedor e acessível. Para a secretária municipal da Mulher de Benevides, Luzineide Farias, ações como essa fortalecem as políticas públicas voltadas para a saúde mental e conscientizam a população.

“Estamos no Janeiro Banco, que é o combate a depressão e ao suicídio. E hoje nós estamos fazendo um trabalho de alerta para as mulheres, e para todas as pessoas que querem entender a importância do cuidado com a saúde mental. Para dizer para essas pessoas que elas não estão sozinhas”, ressaltou a secretária.

Evento reforçou a importância do cuidado com a saúde mental e do autocuidado no dia a dia

Quem participou da roda de conversa também ressaltou a relevância do encontro. Delis Trindade, de 27 anos, dona de casa e paciente do CAPS Benevides, avaliou o momento como uma importante oportunidade de aprendizado e acolhimento, destacando a iniciativa como fundamental para a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental.

“As pessoas ainda têm muito preconceito com o CAPS e com o tratamento psiquiátrico, mas só a gente sabe o que se passa dentro de cada um de nós. A saúde mental merece ser cuidada com a mesma importância que a saúde física”, comentou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Benevides em promover ações que incentivem o diálogo, a escuta e o cuidado com a saúde mental, contribuindo para uma sociedade mais consciente, acolhedora e saudável.