Gabinete vice-prefeita

SEMAGRI atrai interesse de investidores e empresários durante painel na Agri Zone da COP 30

Apresentação técnica do Programa Benevides Produtiva & Sustentável despertou o interesse de complexos industriais e pesquisadores experientes da Embrapa, gerando reuniões para possíveis investimentos futuros na agricultura da região de Benevides.

26/11/2025 09h36 - Atualizada em 26/11/2025 10h07
Secom
Pesquisadores da Embrapa acompanharam o painel, comprovando a relevância dos projetos de Benevides para o futuro da agricultura amazônica.

O trabalho de desenvolvimento rural e sustentabilidade de Benevides ganhou destaque internacional durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) conseguiu atrair olhares e forte interesse de investidores e empresários no painel de apresentação de projetos, ações e indicadores na Agri Zone (Zona de Agricultura) em Belém.

A apresentação técnica do Programa Benevides Produtiva & Sustentável foi conduzida pela própria Secretária de Agricultura e Abastecimento, e vice-prefeita de Benevides, Edivana Lima, acompanhada por técnicos e equipe especializada. O painel detalhou os projetos, indicadores e o futuro da agricultura em Benevides, capturando a atenção de experientes pesquisadores da Embrapa e de empresários de grandes complexos industriais do Brasil.

A Secretária de Agricultura e vice-prefeita, Edivana Lima, conduziu a apresentação na COP 30, mostrando o avanço de Benevides na economia verde.

Ao final do painel, uma mesa de negócios foi aberta, permitindo que os investidores pudessem tirar dúvidas sobre os potenciais e a realidade produtiva do município. O resultado foi imediato:

“Já saímos da apresentação com algumas reuniões agendadas com investidores e empresários que querem conhecer mais de perto a realidade e os potenciais de nosso município para avaliar possíveis investimentos futuros na agricultura da região de Benevides,” afirmou a vice-prefeita de Benevides, Edivana Lima.

O Programa Benevides Produtiva & Sustentável já alcançou 700 produtores cadastrados, fortalecendo a agricultura familiar no município.

O município de Benevides tem se consolidado como uma referência em desenvolvimento rural e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. 

O Programa Benevides Produtiva & Sustentável tem proporcionado Benevides avançar como referência na Amazônia com crescimento recorde da Agricultura Familiar

O Programa da Prefeitura de Benevides fortalece a economia local com foco em cacau, horticultura, mel e flores, beneficiando 700 produtores cadastrados e garantindo segurança alimentar para mais de 15 mil alunos no município.

O Programa Benevides Produtiva & Sustentável, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) , tem como principal objetivo resgatar a cultura agropecuária e fortalecer a agricultura familiar, valorizando a produção local.

A metodologia do programa atua do diagnóstico à colheita, oferecendo assistência técnica direcionada, fomento e capacitação contínua , com o objetivo de tornar Benevides mais produtiva, agroecológica e resiliente às demandas climáticas.

“Trazer para os pesquisadores da Embrapa e apresentar para o Mundo nossas cadeias produtivas é muito importante! Nosso objetivo foi alcançado durante a COP 30 em diversos painéis. Conseguimos mostrar o potencial de Benevides para todos!”, enfatizou a servidora pública, Kássia Ripardo, que foi uma das técnicas que auxiliou a Prefeitura de Benevides nas apresentações e debates sobre os potenciais da agricultura do município durante a COP 30. 


O Painel da SEMAGRI terminou com mesa de negócios e reuniões agendadas! Empresários e investidores querem conhecer de perto os potenciais de Benevides. Técnicos e especialistas da SEMAGRI/Prefeitura de Benevides auxiliaram os investidores nas dicussões na Agri Zone.



Resultados expressivos em 5 Anos do Programa

Ao longo de seus cinco anos de atuação, o programa registrou marcos significativos que comprovam o crescimento do setor no município:

  • Cerca de 700 produtores cadastrados;
  • Mais de 7.000 assistências técnicas prestadas;
  • Mais de 20 comunidades atendidas;
  • 122 hectares de área mecanizada;
  • Mais de 26.000 quilos de produtos entregues só para a alimentação escolar do município
  • Além de ativa participação em Feiras, Eventos e promoção de Cursos de Capacitação 

“A intenção é que a gente caminhe para novos horizontes, pois, o programa prevê a atração de agroindústrias para o desenvolvimento agrícola do município de Benevides. E isso acontece atraindo estes olhares, da pesquisa, da extensão, dos empresários que vão fazer o aporte financeiro dentro do município, afirma o engenheiro agrícola, Felipe Flores.

“Estamos estudando áreas do município para instalação de indústrias do setor agrícola e energias renováveis. Ali é um centro produtivo de grande interesse! Estamos avaliando cada detalhe, avaliando os potenciais na região metropolitana, principalmente em Benevides”, reforçou um dos empresários e negociadores, durante a apresentação do painel da SEMAGRI.


A SEMAGRI atraiu forte interesse de investidores e empresários no painel da Agri Zone da COP 30, mostrando o potencial da nossa agricultura sustentável.

Projetos Estratégicos que geram Renda & Sustentabilidade:

O "Benevides Produtiva & Sustentável" funciona como um guarda-chuva para diversos projetos que impulsionam a economia circular e a segurança alimentar:

  • Cacau de Benevides: O projeto valoriza os extrativistas e o cacau de várzea, cultivado em áreas ribeirinhas como a Comunidade Santo Amaro, no Taiassuí, sendo a base para o Chocolate de Benevides.

  • O projeto Cacau de Benevides valoriza o extrativismo e o cacau de várzea cultivado no Murinin/Taiassuí, base para o delicioso Chocolate de Benevides.

  • Quintal das Flores: Resgata a tradição de Benevides, conhecida como "Cidade das Flores", incentivando a produção de flores, folhagens e plantas ornamentais, ampliando as oportunidades de renda.
  • Horticultura: Considerado o coração da produção, abastece feiras e mercados, e é crucial para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
  • Mel de Benevides: Consolida a apicultura como atividade sustentável e geradora de renda no município.
  • O setor de Horticultura é o coração da produção, abastecendo feiras e garantindo a segurança alimentar municipal.
  • Pescado Benevides: O Programa também acompanha técnicamente e impulsiona a produção de peixes em tanques controlados e utiliza a Feira do Pescado Municipal, subsidiada por leis municipais, como ferramenta de incentivo para a agricultura familiar.
  • A produção de peixes em tanques controlados é impulsionada pela Feira do Pescado Municipal, que é subsidiada por lei e comercializa pescado 100% local.

“Todos estes são projetos estratégicos do Programa Benevides Produtiva & Sustentável! Trouxemos estes dados justamente pra informar o impacto positivo destes programas em Benevides”, reforçou o engenheiro agrícola, Felipe Flores que participou ativamente da apresentação do painel na COP 30.

Alimentação Escolar de Qualidade

O município de Benevides transformou o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em um verdadeiro motor de desenvolvimento sustentável. Houve uma ampliação de 6 para 14 agricultores familiares fornecedores, garantindo mais de 17 toneladas de alimentos frescos às escolas só em 2025.

O programa PNAE tem como diferencial em Benevides a inclusão de alimentos típicos da região no cardápio escolar. A servidora da SEMAGRI, Kássia Ripardo, explica que a regionalização do cardápio aproxima os alunos de seu dia a dia. “Conseguimos este ano a macaxeira, o milho, a manga regional… são coisas que as crianças estão acostumadas a comer e a ter no quintal de casa e vão comer na escola também. E a gente está nessa busca de colocar mais produtos regionais, como por exemplo, o mel de abelha, o açaí in natura e o cacau em pó”, disse.

Mais de 26.000 quilos de produtos foram entregues pelo programa só para a alimentação escolar do município.

Agora com apoio técnico e logístico da SEMAGRI, Benevides se destaca nacionalmente ao aderir ao Projeto Piloto PNAE Agroecológico, tornando-se um exemplo de promoção da alimentação escolar segura e de qualidade.

O município de Benevides se consolida, assim, como uma referência em desenvolvimento rural e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, demonstrando que suas políticas de fomento à agricultura familiar são atrativas para o investimento privado em uma agenda de economia verde e inovação.


Nos últimos 5 anos, foram mais de 7.000 assistências técnicas prestadas pela SEMAGRI, do diagnóstico à colheita.

Mais de 20 comunidades de Benevides já foram beneficiadas pelas ações do programa, que inclui feiras e cursos de capacitação.