Campanha 21 Dias de Ativismo - Prefeitura de Benevides e instituições parceiras intensificam o trabalho de combate à violência contra a mulher
Programação consta de palestras, treinamentos, cursos e ações diversas para fortalecer a rede de apoio às vítimas
Secom
21 Dias de Ativismo. Em três semanas, a Prefeitura de Benevides, por meio da
Secretaria Municipal da Mulher (Semmube), em atividades conjuntas com as demais
secretarias, Polícia Civil, Ministério Público e órgãos parceiros da causa, intensifica o
trabalho de combate à violência contra a mulher.
Na terça-feira, 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, foram realizadas, na sede da Usina da Paz, em Murinin, palestras com demonstração de dados e atualização de informações sobre o trabalho que vem sendo feito pela Semmube e pela Polícia Civil. “Estamos de portas abertas para todas as temáticas, porque a Usina trabalha no sentido de transformar vidas e essa causa debatida aqui hoje é de grande importância para todos”, recepcionou a diretora da Usipaz Murinin, Luzileide Solon.
Convidada para o evento, a promotora de Justiça Ângela Balieiro fez um breve retrospecto do difícil caminho percorrido pelas mulheres vítimas de violência ao longo dos tempos. Ela destacou como ponto importante para uma significativa diminuição desses abusos, a transformação das sociedades a partir da educação de meninos e meninas na prática do respeito ao próximo. “Se não aprenderem pelo amor, vão aprender pela dor, pela punição”, observou. As situações que se enquadram em violência de gênero incluem a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral.
A promotora destacou a importância da denúncia e da interferência dos órgãos responsáveis pela segurança, assim como a necessidade da realização de cursos reflexivos direcionados para o homem que comete a violência.
O delegado da Polícia Civil de Murinin, Leonardo Kovalski, evidenciou o trabalho que vem sendo feito pela segurança pública visando garantir o bem-estar da população feminina no município e reafirmou o compromisso da instituição com a causa.
O período dos 21 Dias de Ativismo começou em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra – de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mulheres negras correspondem a 63,6% das vítimas de feminicídio - e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste espaço de tempo serão realizadas em Benevides, atividades de capacitação técnica, palestras informativas, oficinas, ação cidadania e sessão de cinema. A programação será concluída com aulão de ginástica na praça da Cohab, começando às 18h.


