“Feira Livre do Peixe” impulsiona piscicultura urbana em Benevides
Projeto inovador fortalece piscicultura urbana e aproxima a comunidade de produtores locais.
Secom
A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), realizou nesta sexta-feira, 17, a primeira edição da “Feira Livre do Peixe”, um projeto inovador voltado à piscicultura urbana.
O evento inicial aconteceu na Chácara Ikigai, localizada no distrito de Benfica, e tem como principais objetivos impulsionar a produção local, promover a segurança alimentar e disponibilizar produtos de alta qualidade a preços acessíveis para a população.
“Estamos lançando, em 2025, um projeto inovador de piscicultura urbana. Essa iniciativa permite que as propriedades tenham rentabilidade ao longo de todo o ano. Hoje, trazemos a feira diretamente para o espaço do produtor,” destacou Filipe Flores, chefe da divisão de produção animal e vegetal da SEMAGRI.
O evento reuniu cerca de 100 participantes, que tiveram a oportunidade de adquirir tambaqui fresco diretamente de um produtor local. Foram comercializados aproximadamente 500 kg de peixe, ao preço acessível de R$ 10,00 o quilo, proporcionando uma alternativa econômica e saudável para as famílias de Benevides.
“A ideia de realizar a feira diretamente aqui, surgiu para atrair mais compradores e viabilizar a despesca de um viveiro ativo. A parceria busca fortalecer a conexão entre nós, os produtores, e os consumidores,” explicou Renato Rodrigues, responsável técnico da Chácara Ikigai.
A Secretaria reforça que o projeto está alinhado aos princípios de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia local, garantindo acesso a alimentos de qualidade por preços justos.
O preço atrativo foi um dos fatores que mais chamou a atenção da comunidade, como relatou Vanilse dos Santos, moradora de Benevides: “Está sendo muito bom! Está muito em conta, um preço que cabe no nosso bolso, então a gente pode aproveitar. Já garanti o meu! E espero que esse tipo de ação tenha em outros locais pra a gente aproveitar o bom preço.”
O evento também serviu como uma prévia para a tradicional “Feira do Pescado”, realizada anualmente durante a Semana Santa. Reconhecida por oferecer uma ampla variedade de peixes frescos a preços acessíveis, a feira já se consolidou como um dos momentos mais aguardados do calendário municipal.
“Nos aguardem! Estamos organizando uma das maiores ‘Feiras do Pescado’ de toda a região metropolitana! Benevides é pioneira no trabalho de desenvolvimento da piscicultura no estado,” ressaltou Edivana Lima, secretária da SEMAGRI.
A Prefeitura reforça seu compromisso com os produtores locais e planeja expandir o projeto, fortalecendo ainda mais a economia solidária e promovendo a produção sustentável e acessível em Benevides.