Gabinete vice-prefeita

Seminário em Benevides destaca o potencial da agricultura urbana local

03/05/2024 09h38

Conceitos e técnicas aplicadas no programa Benevides Produtiva e Sustentável, promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - Semagri, têm impulsionado a economia local e resultado em importantes parcerias para troca e disseminação de conhecimentos. Um significativo e recente exemplo de coparticipação foi a realização do II Seminário de Agricultura Urbana da Universidade Federal Rural da Amazônia. A disciplina Agricultura Urbana e Periurbana, que faz parte do quadro do curso de graduação em Agronomia da UFRA, é ministrada pelos docentes Marcos Antônio Souza dos Santos (ISARH), Telma Fátima Vieira Batista (ICA) e pela engenheira agrônoma Antônia do Socorro Aleixo Barbosa (Agroplan da Desenvolvimento Sustentável).

O seminário foi realizado no auditório da Semagri, em Benfica, dia 27 de abril último. Participaram do evento, agricultores de Benevides e de Marituba,estudantes de graduação e pós-graduação da UFRA e a equipe técnica da Semagri. O trabalho, constituído por palestras e apresentação de estudos, também contou com a participação de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Entre os temas abordados, Meliponicultura - produção de mel a partir da criação de abelhas sem ferrão; olericultura - área da horticultura que abrange o cultivo de verduras, legumes, tubérculos e especiarias, entre outros; e cultivo de plantas ornamentais.

O titular da Semagri, Ramon Villas, destacou a importância do incentivo ao trabalho dos agricultores em áreas próximas aos centros urbanos ou metrópoles, como é o caso de Benevides, município integrado à Região Metropolitana de Belém. Segundo ele, esta proximidade envolve segurança alimentar e  valorização de pequenos espaços onde esteja sendo desenvolvida a agricultura de subsistência. "O objetivo do seminário foi apresentar estudos de casos de Benevides e de outros municípios demonstrando esse potencial, além de criar um ambiente de integração entre produtores rurais, equipe técnica e acadêmicos das ciências rurais", concluiu.