Gabinete vice-prefeita

III Ciranda Formativa aborda temática sobre Espaços Públicos e Natureza

O tema do encontro abordou sobre “Espaços Públicos e Natureza”

11/04/2024 10h15 - Atualizada em 11/04/2024 10h52

Na última quarta-feira, 10, aconteceu o terceiro encontro que faz parte do ciclo Ciranda Formativa, uma iniciativa da Urban95, com o apoio do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), em parceria com Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, para engajar gestores e técnicos de todas as secretarias na pauta da primeira infância.

Desta vez, o encontro foi mediado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o tema do encontro abordou sobre “Espaços Públicos e Natureza”, ministrado por Anna Nassar, Diretora de Programas do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e Guilherme Blauth, arquiteto do Coletivo Taboa, que implementa pátios naturalizados.

O encontro apresentou os desafios que cidades brasileiras enfrentam no contexto urbano e também possibilidades de como aproveitar espaços públicos para que sejam mais educativos e amigáveis para crianças e cuidadores, como mobilidade em ruas, parques, praças e outros espaços, bem como criar brinquedos mais sustentáveis para as crianças com elementos da natureza nesses territórios.

O que são Cirandas Formativas?

É um ciclo formativo composto por 6 encontros para engajar gestores e técnicos de todas as secretarias na pauta da primeira infância, fomentando trocas intersetoriais e multi-hierárquicas entre os profissionais que estão envolvidos em algum momento das políticas ou práticas desenvolvidas para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.