Gabinete vice-prefeita

SEMED promove formação sobre Educação Inclusiva na escola

A formação teve como tema “Educação Inclusiva na perspectiva do Espectro Autista”.

04/05/2022 17h02 - Atualizada em 09/05/2022 15h55
Secom

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, nessa quarta-feira, 04, no Centro Mariápolis, a II Formação para Assistentes Técnicos Educacionais – ATE’s, da Rede Municipal de Benevides.

Os ATE’s são profissionais da educação que acompanham, pedagogicamente, alunos com deficiência na escola.  

O evento reuniu a Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, Representante da Câmara Municipal, Pablo Ortega, Representante do Conselho Tutelar, Ronald Castro, Médico e Psiquiatra, Elenilson José, e equipe pedagógica da SEMED, Luciele Soares, Psicóloga, Rosiléia  Silva , Assistente Social, Késia Nóbrega, Pedagoga, Educação especial: Deficiência intelectual. 

A formação teve como tema: “Educação Inclusiva na perspectiva do Espectro Autista”. Segundo o CDC - Centro de Controle de Doenças e Prevenção -  mostra que 1 em cada 44 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada autista em 11 estados norte-americanos.

Dr. Elenilson Costa, médico psiquiatra, deu as coordenadas sobre como identificar TEA na crianças, por meio de comportamentos específicos, desde os primeiros meses de vida. O profissional auxiliou os educadores de proporcionar momentos de convivência e interação entre os alunos, compreender, e respeitar as diferenças e limitações de cada um, na escola e em todos os ambientes sociais.

“É muito importante um momento de formação como esse para falarmos sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), eu percebo que aqui em Benevides tem uma prefeita, uma gestão que olha com cuidado e sensibilidade para a inclusão e a garantia de direitos para essas crianças. Isso é inclusão, respeito e sensibilidade”, destaca. 


A novidade é que a SEMED, em parceria com AD Cursos e Assessorias, irá ofertar 40 vagas, por meio de um curso de Libras básico, ministrado pelo professor Arlindo Gomes, para os Assistentes Técnicos Educacionais, da Rede Municipal. A capacitação será continuada. 

“Essa formação é muito necessária. Agradeço à equipe da SEMED pela capacitação, pelo apoio, e cuidado na aprendizagem dos nossos alunos”, disse uma professora. 

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, destacou o compromisso da gestão municipal com a inclusão educacional.  

“Esse encontro foi muito importante e necessário. Os princípios da educação inclusiva afirmam que, todos os alunos têm seus direitos, que todos aprendem na sua especificidade. Nós estamos aqui para apoiar e caminhar junto. Esse é o compromisso de gestão”, concluiu.