Gabinete vice-prefeita

Benevides atinge 90,29% de profissionais da saúde vacinados contra a covid-19. 

Cobertura vacinal é a maior na Região Metropolitana de Belém.

11/02/2021 13h42 - Atualizada em 11/02/2021 14h08
Secom

A Prefeitura Municipal de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), já vacinou 465 profissionais de saúde do município contra a covid-19 e atingiu 90,29% de cobertura vacinal da primeira dose, acima da indicada pelo Ministério da Saúde, de 90% do público alvo.

Ao todo, o município recebeu 512 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O Programa Nacional de Imunização (PNI) orienta que todos os profissionais de saúde sejam vacinados. Na categoria estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e profissionais que atuam diretamente na assistência de pacientes com síndrome gripal.

O titular da pasta de Saúde Pública Municipal, secretário Rodrigo Balieiro, ressalta a importância de atingir a meta: "Atingir a cobertura vacinal de 90% é o parâmetro que precisamos para que a gente possa começar a vacinar outros grupos. Com esse percentual e todos os trabalhadores da saúde vacinados, começamos, com segurança, a vacinação dos idosos que, por enquanto, será realizada por agendamento", ressaltou. 

O secretário destaca, ainda, que atitudes como lavagem de mãos, uso de máscara  e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal devem continuar sendo seguidas. "Essas orientações já divulgadas se mantêm válidas, mesmo neste cenário de vacinação. Não podemos esquecer que a pandemia ainda não acabou", disse


Para a Prefeita de Benevides, Luziane Solon, a vacinação representa a esperança de dias melhores. "Realizamos a primeira fase da vacina, agora já vamos começara a segunda dose da vacinação dos profissionais. Isso traz esperança de um futuro livre do vírus, além de ser mais segurança para quem está na linha de frente. Torcemos para que logo, todos os Benevidenses sejam vacinados", disse. 

Até o dia 10 de fevereiro de 2021, Benevides registrou 2.321 casos de coronavírus, com 49 óbitos. Nas últimas semanas, foram registrados 18 novos casos de covid-19 no município.