Gabinete vice-prefeita

Colheita de alimentos do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA)

20 agricultores de Benevides foram beneficiados com o programa que incentiva a agricultura familiar

09/02/2021 15h21 - Atualizada em 10/02/2021 14h02
Secom

Por meio da Prefeitura Municipal de Benevides, com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, a agricultora Claudia Sena vai começar o ano de 2021 com o pé direito. Moradora da comunidade Centrinho, localizada a sete quilômetros da sede do Município de Benevides, ela  fez a primeira entrega de alimentos, pelo PAA.

Foram 640 quilos de pupunha que vão beneficiar crianças e jovens atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e famílias em situação de vulnerabilidade social. "O programa vai ajudar bastante, porque a gente vender nossa produção por conta própria não dá lucro. Com o PAA a gente consegue expandir e não perder alimentos. Podemos ficar despreocupados, porque a secretaria municipal de assistência social vem buscar e ainda contribuímos com a alimentação de mais pessoas", disse a agricultora.

A coordenadora municipal do Programa de Aquisição de Alimentos, explica que além do auxílio  na produção, a secretaria também fornece o apoio para a parte burocrática que envolve a documentação necessária para receber pelo programa. "Hoje foi nossa primeira colheita. Esses agricultores fizeram um cadastro e a gente faz esse acompanhamento do plantio até a colheita e distribuição. São 20 agricultores que vão abastecer os serviços da Prefeitura Municipal de Benevides pelos próximos meses", disse Claudia Martins, Coordenadora Municipal do Programa de Aquisição de Alimentos.

Caroline Muniz, técnica agrícola, presta apoio técnico aos agricultores cadastrados no programa. "A gente inspeciona para que sejam alimentos de qualidade. Conversamos, explicamos como os agricultores devem proceder. Eu faço a vistoria do alimento, a produção, verifico o lote, para que o fornecedor entregue o melhor para à população e que esse agricultor não perca alimentos."

Ademilton Pereira, de 41 anos, morador da comunidade Maravilha, é um dos 20 agricultores inscritos. Produtor rural desde muito jovem, ele começou a plantar acompanhado do pai, hoje, fornece mandioca, pupunha, cupuaçu e outras frutas. Ele vê no PAA, mais um incentivo para agricultura de qualidade e alimentos livres de agrotóxicos. "A maior dificuldade do produtor rural é a dificuldade de mercado, de expansão e o programa veio para dar essa facilidade e fez que eu conseguisse aumentar minha produção e consigo disponibilizar outros alimentos, com mais diversidade. Sem contar que nossas frutas e legumes são livre de agrotóxicos e essenciais na mesa de quem vai receber. Eu estou muito feliz em fazer parte disso", comentou. 

O PAA 

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi criado em julho de 2003, com a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O Programa compra alimentos produzidos por agricultores do município, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e atendidos por redes socioassistenciais. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania. 

Em Benevides, a coordenação do PAA é feita pela Secretaria de Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS),