Gabinete da Prefeita

Escolas Municipais Em Tempo Integral de Benevides realizam II Feira do Conhecimento centrado na Amazônia

A ação serve de estímulo para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios contemporâneos, especialmente aqueles relacionados à preservação ambiental e ao respeito à diversidade cultural da região amazônica.

09/12/2025 09h20 - Atualizada em 09/12/2025 09h59
Secom

As escolas municipais integrais de Benevides, Mara Begot, Fiore, Madressilva, Angélica Sales e Maria Romualda, promoveram a II Feira do Conhecimento, um evento que transforma o ambiente escolar em um espaço de observação, pesquisa, e aprendizado coletivo.

Com exposições elaboradas pelas crianças e toda a comunidade escolar, a feira abordou temas fundamentais como interculturalidade, cultura e sustentabilidade na Amazônia, além das mudanças climáticas.

A ação serve de estímulo para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios contemporâneos, especialmente aqueles relacionados à preservação ambiental e ao respeito à diversidade cultural da região amazônica.

A feira reuniu a riqueza cultural e ambiental da Amazônia sob diferentes perspectivas. Os estudantes apresentaram trabalhos que evidenciaram a interculturalidade, destacando a convivência entre diferentes povos, entre eles povos indígenas Kambeba, Marajoara, e Warao, tradições e saberes que compõem a identidade indígena e afro-brasileira.

As crianças apresentaram a Amazônia nas exposições, com apresentações sobre manifestações artísticas, culinárias típicas, lendas regionais e práticas tradicionais das comunidades ribeirinhas e indígenas, demonstrando profundo conhecimento sobre a biodiversidade local e a importância de preservar os costumes ancestrais.

Durante a pesquisa na cultura amazônica, os alunos também reconhecem a sua própria identidade racial. 

“Foi muito bom realizar essa feira, porque estamos apresentando aqui o que nós estudamos e pesquisamos o ano inteiro, e agora e queremos passar todo esse aprendizado para as nossas famílias e amigos da escola”, disse uma aluna da EMETI Madressilva.

Um dos eixos centrais da II Feira do Conhecimento foi sobre sustentabilidade na Amazônia. Os estudantes explicaram sobre formas de utilização consciente dos recursos naturais, técnicas de agricultura familiar sustentável e alternativas econômicas que respeitam o meio ambiente.

O tema das mudanças climáticas também recebeu um espaço para reflexões, com os alunos abordando os impactos locais do aquecimento global, o papel da floresta amazônica na regulação do clima e ações práticas que podem ser adotadas no dia a dia para mitigar os efeitos negativos no meio ambiente.

A feira contou com o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar. Professores, pais, servidores e estudantes trabalharam em conjunto na elaboração dos projetos que foram produzidos manualmente e com o apoio da sala maker, fortalecendo os laços entre escola e comunidade. Essa colaboração evidenciou que a educação integral vai além da escola, e se constrói com a participação de todos.

As exposições incluíram maquetes, cartazes informativos, apresentações artísticas, degustação de alimentos regionais, como açaí, cupuaçu, tapioca, e demonstrações práticas de técnicas sustentáveis.

As cinco escolas municipais integrais de Benevides - Mara Begot, Fiore, Madressilva, Angélica Sales e Maria Romualda, reafirmaram, por meio da II Feira do Conhecimento, o seu papel social na formação de cidadãos críticos e engajados com as questões socioambientais.

A proposta de educação em tempo integral permite que os estudantes desenvolvam projetos aprofundados e tenham contato mais amplo com temas transversais essenciais para formação humana e profissional.