Educação e sustentabilidade: alunos de Benevides protagonizam Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Secom
O protagonismo infantojuvenil e o cuidado com o meio ambiente ganharam espaço de destaque em Benevides com a realização da 1ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 19 de maio.
O evento teve como principais objetivos promover a participação ativa de crianças e adolescentes nas questões ambientais locais, debater projetos voltados à sustentabilidade e selecionar iniciativas para representar o município nas etapas estadual e nacional da Conferência pelo Meio Ambiente – edição 2025.
Organizada em conjunto pelo Núcleo de Meio Ambiente do Centro de Formação, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e a Diretoria Regional de Educação (DRE), a conferência contou com a participação de seis escolas de Ensino Fundamental II, sendo as municipais: José Leôncio, José Saomão, Rafael Gomes e Santa Luzia, e as estaduais: Canutama e Leão Irineu.
“Eu me sinto feliz de participar deste momento, me sinto importante, viemos aqui apresentar um projeto que pode mudar tanto a nossa cidade e talvez chegar até para todo o estado e todo o país”, declarou a aluna Ana Vitória da escola Santa Luzia.
Cada escola teve 10 minutos para apresentar seu projeto, que foi defendido por um delegado e seu suplente, com apoio dos professores orientadores.
Ao final das apresentações e votações, dois projetos foram escolhidos para representar Benevides na etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:
- Categoria Escola Rural: Escola Canutama, com o tema: Reciclagem do lixo e ações de conscientização;
- Categoria Escola Urbana: Escola Santa Luzia, com o projeto: Energia solar na escola, captação sustentável e educação energética para o futuro.
A Prefeitura de Benevides parabeniza todas as escolas participantes, os alunos e professores envolvidos e reafirma seu compromisso com a formação cidadã das novas gerações e a construção de um futuro mais sustentável para o município.