Gabinete da Prefeita

Benevides participa do encontro "Eca na prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescente" na UFPA

O encontro teve como subtema "A Educação que protege e os princípios norteadores da Lei 13.431/2017" e abordou sobre as múltiplas violências que crianças e adolescentes sofrem diariamente, especificamente no Arquipélago do Marajó.

04/11/2024 08h42 - Atualizada em 08/11/2024 08h19
Secom

Nos dias 30, 31 e 01, representantes do Núcleo Psicossociopedagógico (PSP) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Benevides participaram do encontro "Eca na prevenção e enfrentamento da violência da criança e do adolescente", uma iniciativa do Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceira com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

O encontro teve como subtema "A Educação que protege e os princípios norteadores da Lei 13.431/2017" e abordou sobre as múltiplas violências que crianças e adolescentes sofrem diariamente, especificamente no Arquipélago do Marajó. 

Como na Rede Municipal de Ensino de Benevides, as crianças recebem assistência exclusiva de atendimento social e psicológico, o Tribunal de Contas dos Municípios convidou o Núcleo Psicossopedagógico, representado por Luciele Soares, psicóloga, Rosana Albuquerque, psicopedagoga, e Rosiléia Silva, Assistente Social, para partilhar experiências e contribuir nesse percurso formativo de lideranças que vão atuar no combate às violências nos 17 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó. 

"Foram compartilhadas experiências que engrandecem pela sinceridade das angústias, mas também, pelos desejos de mudança, resistência, resiliência e luta por dias melhores e mais felizes às crianças e aos adolescentes de perto, e aos de longe. Que tudo seja transformado pelo amor que colocamos no que fazemos. Agradecemos à secretária Franci Sodré pelo incentivo de sempre e à gestão municipal pelo grande trabalho que se expande como referência de cuidado, dentro e fora do Estado. Toda criança e adolescente têm direitos. É necessário garanti-los", disse Luciele Soares, psicóloga. 

O encontro aconteceu em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), UNICEF, IEMCI e Universidade Federal do Pará (UFPA).  

"Para nós é importante estreitarmos essa parceria que temos com vocês, em função de toda a experiência, todos os resultados que Benevides tem que são muito bons, e a gente tratar inclusive sobre outros temas conectados com a educação", disse um dos representantes do TCM.