Gabinete da Prefeita

SEMED promove Conferência Municipal de Educação de Benevides: Construindo pela Base o Plano Nacional de Educação

A conferência reuniu representantes de vários segmentos da educação e comunidade benevidense para debater e construir a política educacional a nível local e nacional.

12/11/2023 21h07 - Atualizada em 13/11/2023 11h47
Secom

Na última sexta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Fórum Permanente de Debates da Educação (FDPE), com o apoio do Conselho Municipal de Educação (CME), promoveu a Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Benevides 2023.

Com o tema: Construindo pela base o Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, a conferência reuniu representantes de vários segmentos da educação e comunidade benevidense para debater e construir a política educacional a nível local e nacional.

Para nortear os participantes da conferência, a Profa. Dra. Márcia Bittencourt, da Universidade Federal do Pará (UFPA), abriu a plenária apresentando uma pesquisa com dados relevantes do cenário educacional, apontou avanços e metas a nível local e nacional, bem como os desafios a serem enfrentados para uma educação que corresponda e reconheça o saber como um direito social em todos os aspectos da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além da qualificação e valorização dos trabalhadores da educação.

“O cenário de Benevides é muito positivo, é um cenário que já tem história, é um cenário que os professores são envolvidos e gostam do que fazem. Os estudantes têm consciência do processo e querem desenvolver também. Eu penso que o desafio agora é fazer para além disso, não é só uma nota de Ideb, é poder cuidar das pessoas, dos professores, a valorização da carreira, a infraestrutura das escolas, a formação permanente dos professores. Penso que não é só formação básica, mas investimento de incentivo ao mestrado e ao doutorado, tudo o que o plano nacional está propondo como meta e para que Benevides consiga superar, assim que como tem conseguido se superar. Eu desejo muito sucesso e muita luz para que esse trabalho coletivo dos professores continue, e é só no coletivo que a gente consegue fazer, e que essa valorização do chão da escola seja permanente”, destacou.

Segundo Bittencourt, um dos aspectos primordiais é a promoção do esporte e arte na educação como extensão da formação humana, para o exercício pleno do corpo, da mente, das várias habilidades humanas que estimulam novos caminhos para uma vida de sentidos, possibilidades e sustentável socialmente.

Após a explanação das questões norteadoras, foi publicamente realizada a leitura do regimento interno da conferência, e também apresentação dos eixos com temas relevantes da política educacional nos quais os participantes estavam inscritos. Em grupos, foram levantadas propostas como metas para os próximos dez anos.

O benevidense, William Lorran, professor licenciado em computação, participou pela primeira vez da conferência, avaliou o cenário de Benevides, e ainda cooperou na construção de uma educação com qualidade social para todos.

“Eu me senti incluso e me senti com voz ativa na construção da política educacional, também foi um acréscimo pra minha profissão de licenciatura porque pretendo atuar por muitos e muitos anos na educação. Percebo que Benevides vem quebrando paradigmas educacionais, e é muito ousada a fala da Prefeita Luziane Solon quando ela afirma que ela quer mais para o nosso município, ela não fica na zona de conforto, e pensa em muitas estratégias para mudar a nossa realidade. Isso me deixa feliz e esperançoso”, disse.

Depois, os participantes colocaram em comum todas as propostas, que passaram por um processo democrático de avaliação coletiva, seguido de aprovação das propostas. 

A Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e Vice presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliete Cruz, agradeceu a todos os participantes e reforçou a importância da participação da população na construção da educação.

“Agradeço a cada um que esteve conosco participando da conferência de Educação de Benevides. As contribuições enriqueceram o plano nacional e com certeza estamos fazendo parte dessa história que alcançará nossa futura geração. A história se constrói com as mãos de cada pessoa que sonha e faz do seu sonho uma realidade no momento da participação. Parabéns pela participação neste processo democrático de debate e construção popular”, disse.

Na plenária, foram eleitos os delegados que serão os porta-vozes de Benevides na próximas conferências a nível estadual e nacional. 

Benevides vem construindo uma política de Educação Integral que faça sentido para todas as infâncias benevidenses. Brevemente, será lançado o projeto de implementação Escola em Tempo Integral no município

Fique por dentro das temáticas debatidas pelos conferencistas em cada eixo:

Eixo I: O PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.

Eixo II: A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nós diferentes contextos e territórios

Eixo III: Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.

Eixo IV: Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Eixo V e VI: Valorização dos profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão, saúde, e financiamento público da educação pública, com controle social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência, respectivamente.