1 2 3 4

Benevides no Ritmo do Brincar

A Semana Mundial do Brincar faz um chamado coletivo para que as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo e valorizando o brincar como um direito fundamental e essencial para uma infância plena, digna e cheia de encantamento.

29/05/2024 08h16 - Atualizada em 04/06/2024 08h36
Redação

Com o tema “Vem pra Roda: No Ritmo do Brincar”, Benevides está vivenciando a Semana Mundial do Brincar 2024 com as crianças, uma proposta da Aliança pela Infância, com o objetivo de difundir a essência do brincar, uma articulação do Centro de Formação e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

Anualmente, a Semana Mundial do Brincar faz um chamado coletivo para a valorização do brincar como um ato essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, criando oportunidades para o brincar livre, para as expressões artísticas, e pelo direito de se conectar com a natureza. 

O tema “Vem pra Roda: No Ritmo do Brincar” é um convite para que as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo e valorizando o brincar como um direito fundamental e essencial para uma infância plena, digna e cheia de encantamento.

Em todas as escolas, aconteceu o dia B, conhecido como o dia do Brincar. A comunidade se mobilizou para provocar estímulos positivos nas crianças e construir boas memórias por meio das brincadeiras. 

"Nós amamos porque a gente brinca com as crianças também, a gente ri com eles, corre, brinca muito, então é como se a gente voltasse a ser criança também", contou uma professora. 

“A Semana Mundial do Brincar é para demarcar que todos nós estamos voltado para brincadeiras. É na brincadeira que as crianças interagem, é no brincar que elas se desenvolvem. Nós adultos também gostamos de brincar, imagina as nossas crianças. O brincar é mais que uma ação, é um direito da criança. Benevides tem esse compromisso, aqui o brincar é coisa séria”, afirmou Profa. Me. Franci Sodré, Secretária de Educação. 

As crianças ocuparam os quintais das escolas, como áreas verdes, pátios naturalizados, para o brincar livre na natureza, estimulando a curiosidade, a descoberta, como direito à livre expressão da arte, aprendendo limites e potências, e também a respeitar a natureza e conviver com as diferenças.

Benevides, sendo a Cidade das Crianças, tem o brincar como prioridade. 


Vamos brincar com as nossas crianças, resgatando a essência do ser criança.