Encontro com as lideranças educacionais marca reflexões sobre identidades étnico-raciais e afetividade nas relações
Uma das temáticas importantes que gerou reflexão foi sobre a implementação da Lei 10.639 étnico racial que precisa estar presente no Plano Político Pedagógico como um fator primordial no desenvolvimento e aprendizado das crianças.
Redação
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação, promoveu mais um encontro com as lideranças educacionais nessa segunda-feira, 13.
O encontro iniciou com a partilha de mais um capítulo literário do livro “Infância”, de Graciliano Ramos, para fomentar a prática leitora e o exercício mental e intelectual dos profissionais, denominada "Maleta da Leitura".
Para manter o bom funcionamento do sistema escolar, os encontros com as lideranças têm o objetivo de reuni-las para o alinhamento pedagógico e conectar todas as dimensões políticas educacionais.
Uma das temáticas importantes que gerou reflexão foi sobre a implementação da Lei 10.639 étnico racial, que inclui a obrigatoriedade do ensino de cultura e história dos povos originários, trazendo mais diversidade e novos olhares para o currículo escolar.
"O afeto e o reconhecimento da identidade étnico racial transforma a vida das nossas crianças e de todas as pessoas. Uma criança que é amada na sua singularidade, é mais livre e aprende com facilidade", afirmou a Secretária de Educação, Profa. Me. Franci Sodré.
O afeto foi mencionado como um dos sentimentos fundamentais nas relações com as crianças e entre servidores como uma ação revolucionária e transformadora.