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Diálogo Pedagógico com professores e professoras da Rede Municipal marca o início do ano letivo de 2024

No diálogo, os profissionais da educação foram provocados a repensarem práticas pedagógicas mais sustentáveis em favor das crianças, com estímulos para construírem um repertório rico durante a carreira profissional com pesquisas e estudos diário.

18/02/2024 20h39 - Atualizada em 19/02/2024 08h41
Redação

Nos últimos dias, 15 e 16, profissionais da educação participaram do Diálogo Pedagógico em preparação para o ano letivo de 2024 na Rede Municipal de Ensino de Benevides. 


A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação, convidou para um encontro com os educadores e educadoras de Benevides, a Profa. Vastí Ferrari, Secretária de Educação de Jundiaí, localizada em São Paulo, que provocou os profissionais a repensarem práticas pedagógicas em favor das crianças, e estimulou-os a construírem um repertório rico durante a carreira profissional com pesquisas e estudos contínuos. 


A cidade de Jundiaí é a Cidade das Crianças, conhecida nacionalmente e internacionalmente por priorizar a primeira infância em todos os aspectos. Assim como Benevides, a cidade participa da construção de um projeto comum de desenvolvimento saudável da Infância e de um contexto urbano adequado para as infâncias. 

“Benevides não é diferente, estão de parabéns pelo trabalho, é estimulante ver a participação e o interesse nesses momentos de diálogo pedagógicos. São possibilidades que vocês conseguem estar juntos para pensar a educação da cidade, para trazer energia para o início do trabalho, nós só podemos desejar que vocês tenham um ano de 2024 com muito sucesso e que a nossa prefeita continue firme pelos propósitos da educação. Tem muita coisa para fazer ainda e eu sei que a prefeita Luziane está com gás todo para que isso aconteça. Muito obrigada! Jundiaí entrega aqui o seu abraço, com um excelente início de ano para todos”, expressou a profa. Vastí Ferrari.

Durante esse dois dias de encontro, Vastí partilhou saberes e práticas que estão dando certo na educação da cidade, como a escuta, o diálogo com as crianças, a dinâmica da sustentabilidade ambiental e valorização cultural, o contato da criança com a natureza fora da sala de aula e outros mundos, como possibilidades de expansão de aprendizado e desenvolvimento da criança. 

O Prof. Aluízio Araújo, formado em Arte, conta que os dois dias de formação foram fundamentais e que potencializou ainda mais a ideia de educação que ele acreditava. 

“Foi maravilhosa a formação da profa. Vastí. Eu amei, porque é tudo o que eu tenho no coração, é nessa ideia de educação que eu acredito. É mostrar a natureza, mostrar como a criança deve aprender com a natureza, com ela mesma, e que a Natureza está dentro de nós, nós somos a Natureza. No convívio com a terra, as crianças aprendem muita coisa, podem ter várias vivências de aprendizado. As crianças têm muitos talentos, e esses talentos já foram muito reprimidos. Hoje estamos tentando dar o melhor para elas se expressarem e poder se conhecerem por meio das experiências. Então pra mim foi maravilhoso”, expressou o professor.

 
Escutar as crianças e construir com elas uma educação de sentidos, fazendo o espaço escolar mais verdejante e amigável para elas, deve ser o foco de todos os que trabalham com promoção de novas políticas educativas.

Em Benevides, o Desemparedamento das Infâncias - aprender fora de sala de aula- já é uma prática educativa, especialmente nas escolas municipais de Educação Infantil. 

O Secretário Municipal de Educação, Josué Pompeu, falou sobre a importância da temática do desemparedamento das infâncias como método de aprendizado. 

“Jundiaí é uma referência na Educação e pelos bons resultados que o Município atingiu, principalmente com a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, ferramenta de desenvolvimento das crianças resultado da valorização do contato delas com a natureza, do resgate às brincadeiras de infância, da utilização dos espaços ao redor e nas escolas e da sustentabilidade, pois não causa danos ao meio ambiente, mas utiliza de elementos que vêm da natureza e retornam a ela. São bons resultados que chegam, realmente, a partir de uma política pública inovadora, que tira as crianças das quatros paredes da sala de aula e as transforma em atores do processo de ensino-aprendizagem”, disse.