Projeto TiNis como ferramenta pedagógica na Escola Fiore
Por meio do projeto TiNis, em parceria com o Instituto Alana, as crianças têm nutrido o vínculo emocional com a Natureza por meio do plantio
Redação
As crianças da Rede Municipal de Ensino de Benevides têm participado do movimento “Desemparedamento da Infância”, uma ação que transforma a escola em um lugar de encontro com a natureza, possibilitando estímulos ao ar livre para o pleno desenvolvimento e aprendizado das crianças, fora da sala de aula.
Na escola Fiore, por exemplo, o desemparedamento da Infância já virou rotina como ferramenta pedagógica.
Por meio do projeto TiNis, em parceria com o Instituto Alana, as crianças têm nutrido o vínculo emocional com a Natureza por meio do plantio.
TiNis tem como proposta três dimensões: pensar o plantio para si, para a comunidade e para a Natureza.
No quintal verde da escola Fiore, foi implantado, em 2022, oito canteiros, onde foram plantadas comidas e plantas ornamentais.
Na experiência de contato com a natureza, as crianças aprendem a podar as plantas, a plantar, a colher quando podem ser colhidas, a respeitar a vida dos insetos que moram ali, até mesmo reconhecer e se proteger de animais peçonhentos.
Por meio dessa conexão diária, as crianças têm feito pesquisas, no envolvimento com a biologia, ciência, matemática, português. Estudos apontam que o contato com a natureza também fortalece o sistema imunológico das crianças.
Nesta matéria, vamos entender como mães, pais e cuidadores têm percebido essa experiência, e a partir dela, como têm acompanhado a evolução das crianças, que, na perspectivas deles, estão mais tranquilas, mais curiosas, amorosas com a natureza, atentas e conscientes.
Beatriz Souza é mãe do aluno Aguri Kimura, de 6 anos. Ela conta que o filho tem aproveitado territórios ao ar livre para brincadeiras e que esse vínculo tem movido a criança para ações mais conscientes.
“Ele aprendeu a valorizar mais as brincadeiras ao ar livre, a importância de cuidar da natureza, e principalmente destinar o lixo no lugar correto. Toda vez que saímos juntos ele sempre percebe lixo na rua e fica triste, por isso, toda vez faz questão de guardar o próprio lixo, ele já faz a parte dele. Então essa é uma iniciativa brilhante, de tirar o aluno da sala e mostrar pra ele uma percepção diferente é uma riqueza”.
Vanuza Lima é mãe da aluna Alícia de Rodrigues de, 06 anos. Vanuza tem o hábito cultivar o verde em casa, sempre foi amante da Natureza. A pequena Alícia cresceu nesse meio, mas com o projeto TiNis, o vínculo da criança com a Natureza de potencializou.
"Sou uma mãe encantada pela Natureza. Desde de pequena Alícia já começou a observar aqui em nossa casa, pois gostamos muito de plantas do verde, do cuidar e Amor que é dado a Natureza! Então o TiNis só veio a contribuir ainda mais com todo esse carinho dela com a Natureza".
A mãe mostra ainda um plantio feito por Alícia na escola.
Para Ruth Silva, mãe de Nicolle Ferreira, 4 anos, foi a primeira vez que entrou em contato com uma experiência dessa em uma escola. Ela conta que a criança tem aprendido muito com essa conexão com a Natureza e esse vínculo tem estimulado curiosidades na filha.
"Meus sobrinhos estudam em outras escolas por aí, e ainda encontrei uma experiência como essa em nenhuma dessas escolas. Minha filha tem tido o privilégio, então toda vez que a escola proporciona como experiência como essa, eu me faço presente. Minha filha tem descoberto muitas coisas na Natureza e, por isso, sempre me enche de perguntas”, conta.
TiNis – Terra das Crianças surgiu no Peru, foi fundado pelo educador social Joaquin Leguia, e veio para o Brasil pelo Instituto Alana em parceria com a Gisele Bündchen. Em Benevides, o projeto se estabeleceu em parceria com a Prefeitura de Benevides desde o ano de 2022.