Benevides promove sua I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Secom
A população de Benevides, na faixa da terceira idade, comemorou sexta-feira, 28, um marco importante: a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Benevides, por conta de projetos, ações e atenção cuidadosa da gestão municipal direcionada para este público, vem se destacando também como município amigo do idoso. "Este é um momento de debate, de diálogo, de fortalecimento de parceria para que Benevides continue crescendo", saudou a prefeita Luziane Solon.
A conferência foi realizada no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semteps) e teve como tema "Envelhecimento multicultural e democracia: Urgência por equidade, direitos e participação".
A reunião elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, marcada para os dias 13 e 14 de agosto, em Belém.
Os trabalhos de realização desta primeira conferência resultaram de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Semteps, com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Benevides, entidade presidida pelo agricultor, Raimundo Nonato Costa.
A palestra magna foi conduzida pelo psicólogo Heitor Pinheiro. Ele apresentou dados relevantes sobre o crescimento da população idosa no Brasil e a necessidade de serem criadas políticas públicas que atendam esta parcela. "O etarismo impacta no exercício da cidadania e prejudica a participação ativa", pontuou. O evento também contou com a presença da conselheira estadual Walquíria Alves.
"Eu me sinto muito bem participando deste encontro e também dos projetos oferecidos pela gestão municipal", revelou a vendedora Maria Calisto, moradora do distrito de Santa Maria.
A titular da Semteps, Luiza Solon, lembrou que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi criado em Benevides no ano de 2006, mas que desde 1988, ela já trabalhava em projetos direcionados para promover a qualidade de vida deste público. "Esta conferência é uma grande conquista", comemorou.
O presidente do Conselho Municipal ressaltou a importância do evento em quantidade de público e qualidade de debate. "Foi uma grande participação. Estamos satisfeitos", concluiu.