Benevides Produtiva e Sustentável ganha espaço no Projeto Piloto PNAE Agroecológico
Secom
Benevides está entre os municípios selecionados para integrar o Projeto Piloto PNAE Agroecológico. Trata-se de uma proposta que visa ampliar a oferta de alimentação saudável para alunos da rede municipal, fortalecendo o relacionamento com os produtores familiares locais.
O PNAE é o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O resultado da seleção inclui também os municípios paraenses de Barcarena, Marituba e Abaetetuba. A fase inicial constitui-se de um diagnóstico detalhado, feito no próprio município, sobre seu sistema agroalimentar, o que já está sendo preparado pela Prefeitura de Benevides, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - Semagri.
"Nos inscrevemos na esperança máxima de sermos selecionados, porque já executamos em Benevides um significativo trabalho para a segurança alimentar. Isso teve peso na seleção. Nossas atividades incluem incentivo à adubação e cultivo orgânicos, além da utilização de menos agrotóxico. São 10 mil alunos da rede municipal beneficiados com esse sistema. Trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e as nossas principais palavras, neste momento, são: orgulho e gratidão", comemorou a titular da Semagri, Edivana Lima. Ela acrescentou que a transição de cultura - do excessivo uso de agrotóxico, para defensivos naturais e adubo orgânico - não é fácil, mas "é uma nova vivência necessária".
A Prefeitura Municipal executa o projeto Benevides Produtiva e Sustentável, oferecendo, entre outros itens, assistência técnica aos produtores, cursos de capacitação, insumos e acompanhamento ao trabalho das famílias. O município conta, ainda, com assessoria de um Conselho de Segurança Alimentar, formado por representantes da sociedade civil.
LUPPA
Benevides também foi selecionada para a 4a Edição do LUPPA - Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares, promovido pelo Instituto Comida do Amanhã. O evento será em Barcarena, de 20 a 23 de maio e deverá contar com a participação de representantes de 50 cidades brasileiras.
"É muito importante a união de nossas prefeituras neste coletivo da Amazônia em torno da segurança alimentar e nutrição. É um trabalho que também visa combater a fome e erradicar a pobreza. É a agricultura familiar sustentando, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento local", saudou o secretário municipal de Agricultura de Barcarena, Edson Cardoso.