Gabinete da Prefeita

Benevides celebra progressão na alfabetização no projeto Edição de Férias: Alfabetizando Benevides Criança (ABC)

Os primeiros 10 dias de julho ganhou um novo significado para 357 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino.

17/07/2025 00h23 - Atualizada hoje 00h44
Secom

Em Benevides, os primeiros 10 dias de julho ganhou um novo significado para 357 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. Com o objetivo de fortalecer a fluência leitora das crianças prioritárias, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu o projeto Edição de Férias pelo programa Alfabetização Benevides Criança (ABC), proporcionando 10 dias de alfabetização com letramento, aprendizado e muita diversão.

O projeto envolveu professores, gestores, famílias e toda a comunidade escolar em uma grande mobilização pela alfabetização com qualidade e equidade.

“Meu filho teve muita dificuldade pra acordar todos os dias pra vir estudar durante as férias, e então eu conversava com ele, e dizia que era uma oportunidade de avançar na leitura porque ele precisava. Eu não tive esse cuidado quando eu tinha idade dele, então pra mim é um orgulho enorme ver que meu filho está tendo a oportunidade de participar de um projeto que vai fazer ele crescer cada vez mais na vida. Eu percebo que ele está lendo com fluência, escrevendo bem, então pra mim é uma alegria apoiar essa iniciativa importante”, contou Carmen Carolina, mãe do aluno Davi Luiz, de 10 anos.

As atividades foram planejadas com foco no desenvolvimento da fluência leitora, um dos principais indicadores da alfabetização. Os alunos participaram de rodas de leitura, produziram textos poéticos autorais, jogos pedagógicos, oficinas literárias e desafios de leitura em grupo.

“Nós fizemos a leitura compartilhada, fizemos a leitura de eco, fizemos poemas, e isso com várias brincadeiras também, né? Nossas atividades lúdicas ajudaram muito as nossas crianças a avançarem porque criança gosta de brincar, então elas aprendem muito na brincadeira. O nosso ABC oferece várias atividades interessantes que estimulam a capacidade de aprendizado deles, eles gostaram, participaram. Eles passearam nos textos, vários textos, muito bons, então, todo dia a leitura do texto. Levava o texto pra casa, voltava com o texto pra ler em sala e continuava ler no microfone. Antes eles liam baixinho, agora pega o microfone e lê alto. Uma maravilha.”, contou a gestora escolar Rosilene Borralho, da EMEIF Paraíso do Murinin.

O projeto contou com momentos de descontração e lazer, respeitando o espírito das férias. Eles brincaram ao ar livre e fortaleceram as relações de amizade entre eles, além de exercitar a leitura e escrita.

“Nós nos divertimos muito e eu avancei na minha leitura, estou lendo melhor e escrevendo melhor também. Antes eu não estava muito bem, mas agora estou lendo com fluência! Foi muito legal!”, contou uma aluna.

A celebração do projeto Edição de Férias foi marcada por apresentações dos alunos, com leitura de textos produzidos durante o projeto, demonstração individual e coletiva de leitura dos livros lidos em sala de aula, e uma confraternização fora do comum, com direito a piscina, futebol de salão, vôlei, pipas, pipocas, algodão doce e hot dog na Usina da Paz de Benevides.

No segundo semestre de 2025, os alunos farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia a qualidade do ensino no país pelo desempenho dos alunos, fornecendo subsídios para a elaboração de políticas educacionais. O Programa ABC tem contribuído para que o aluno, além de ler, interpretar, e escrever, desenvolva habilidades para compreender o mundo por meio do letramento. 

A Secretária de Educação, Profa. Franci Sodré, celebrou o êxito da primeira edição de férias e ressaltou a importância de desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras e centradas nas necessidades dos alunos:

“Nós estamos aqui celebrando mais conhecimento adquirido, e celebrando também as relações que foram construídas durante esses dias. Esse foi um projeto que a Prefeita Luziane Solon desenhou junto com os nossos educadores porque ela quer garantir o direito de todas as crianças de serem alfabetizadas com qualidade. Então estamos celebrando todo um trabalho cuidadoso dos nossos educadores, a dedicação das nossas crianças, e uma gestão comprometida com a educação de Benevides”.

 Benevides, educação pública de qualidade no Pará.