Benevides sedia encontro sobre educação ambiental e COP-30
Secom
Nesta quinta-feira, 10, Benevides sediou um importante encontro voltado ao fortalecimento da educação ambiental no estado: o evento “Educação Ambiental no Pará e a Construção de Sociedades Sustentáveis – Diálogo com o Poder Legislativo Municipal – Rumo à COP-30”. A iniciativa foi promovida pelo Governo Federal em parceria com a Associação Brasileira das Câmaras Municipais (ABRACAM).Francileno Mendes, advogado e representante da ABRACAM.
A programação contou com a presença de palestrantes de renome, como o Dr. Francileno Mendes, representante da ABRACAM, e a Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo, integrante do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da UFPA.
“É um evento bastante promissor e que, com certeza, vai contribuir para a criação de uma consciência ambiental. Assim, poderemos participar da COP-30 enquanto vereadores, representantes do Executivo e sociedade civil, de forma mais consciente e ativa”, afirmou Francileno.
Realizado no plenário da Câmara Municipal, o evento reuniu líderes políticos, educadores e especialistas, com o objetivo de debater estratégias e ações concretas para a construção de sociedades sustentáveis, como parte dos preparativos para a COP-30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém. Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI), Meio Ambiente (SEMMAT) e Juventude (SEMJUV), que apresentaram iniciativas voltadas à sustentabilidade já em andamento em Benevides.
“É uma honra receber um evento como este em um ano tão importante, com essa discussão sobre o meio ambiente. Poderemos refletir sobre formas de melhorar a qualidade da nossa vida, do nosso local, da nossa terra”, destacou José Orivaldo Correia, artesão e presidente da Casa da Liberdade Negra da Amazônia.Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo, integrante do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da UFPA
A programação incluiu palestras, oficinas de mapeamento de demandas ambientais, debates sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a elaboração de planos de ação locais, com destaque para a construção de uma agenda ambiental municipal.