Coordenadoria Executiva de Comunicação

Mulheres têm papel de destaque no combate à pandemia do coronavírus

Na luta contra a pandemia, elas deram voz ao combate.

08/03/2021 10h55 - Atualizada em 08/03/2021 11h12
Secom

Mãos firmes que empunham a certeza de dias melhoras. Dados do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com base nos dados do IBGE, revelam que 65% dos profissionais de saúde no Brasil são mulheres. 

No município de Benevides, elas têm papel fundamental no combate à pandemia do coronavírus. Mulheres, mães, filhas ou irmãs, todas se doando ao outro. 

Marcilene Pacheco, téc de enfermagem do SAMU

Marcilene Pacheco, 42 anos, é técnica de enfermagem. Ela atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Benevides, há 14 anos. Diariamente, vivência situações delicadas. Mas o amor pela profissão vai muito além que apenas se doar.

“Eu comecei como agente comunitário de saúde (ACS) , fui me apaixonando pela profissão, hoje sou técnica de enfermagem e agora estou na faculdade de enfermagem. Eu amo ser profissional. É mais que se doar ao outro, é ter amor à vida”, disse Marcilene. 

A história de Marcilene se cruza com a de Carla Cristina, 36 anos, técnica de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Benevides. Atuando há pouco mais de um ano no local, ela atendeu diversos casos de covid-19 e perdeu amigos para doença. Ela também contraiu a covid-19 e agora se vê mais forte no combate à pandemia.

Perdi conhecidos, amigos, colegas de trabalho. É uma luta constante. Eu tive a covid-19, precisei ser afastada do trabalho e isso me doeu muito, porque sei que as pessoas precisam de mim, dos meus conhecimentos, da minha ajuda técnica para combater essa doença tão voraz”, disse. 

Mulheres líderes e organizações de mulheres demonstraram suas habilidades, conhecimentos e redes para liderar os esforços de resposta e recuperação da COVID-19. Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes, e fazem contribuições insubstituíveis para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos.

“Neste dia das mulheres eu desejo amor. Desejo que a gente se cuide em conjunto. Que sejamos justas umas com a outras na sociedade e que possamos, juntas, fazer o mundo ideal, já que diariamente temos que quebrar paradigmas. Saúde e força à todas”, pontuou Marcilene Pacheco 

Que saibamos que nosso dia são todos os dias. Que possamos lutar cada vez mais pelos nossos direitos que foram conquistamos com muito empenho. Que não esqueçamos que a pandemia continua e que possamos nos cuidar com amor. Continuem alimentando a fé, que tudo vai passar.”, disse Carla Cristina. 

Mulheres que superaram o passado com resistência, fazem a diferença no presente e ocupam espaços com agilidade e eficácia.