Prefeitura de Benevides começa imunizar idosos acima de 70 anos contra a covid-19.
Emoção marcou o primeiro dia de vacinação que aconteceu em 4 pontos e dois drive thur. Idosos aprovaram iniciativa da prefeitura
Secom
A Prefeitura de Benevides iniciou na manhã deste sábado, 6, mais uma etapa da vacinação contra a covid-19 no município. Idosos à partir dos 70 anos receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantã, em São Paulo.
Conceição Novaes, após ser imunizada dentro do carro
“Eu rezei tanto esperando meu dia chegar. Estou muito emocionada em receber a primeira dose. Idosos, se vacinem, é para o bem de todos nós”,disse Conceição Novaes, de 75 anos, moradora do bairro Médice. Ela foi a primeira na fila do drive thur, montando em frente ao Centro Integrado do Conhecimento (CIC).
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) montou estruturas de dois pontos de drive-thur - um sistema rápido em que o idoso é imunizado dentro do carro: em frente ao CIC (Centro) e na Academia da saúde, no distrito de Benfica. Outros quatro pontos de vacinação foram disponibilizados na sede e no distrito de Murinim.
Morador de Santa Maria de Benfica, seu Herculano Carvalho, chegou cedinho ao posto de vacinação. Aos 70 anos, ele sabe bem a importância da vacinação e ainda levou a esposa para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. “Eu vim com a minha esposa que também irá se vacinar e agradeço muito aos cientistas por desenvolverem à vacina, ao governo estadual e a prefeitura por ter montando as estruturas e ter chamados os idosos para virem se imunizar”, completou o aposentado.
A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, visitou todos os pontos de vacinação e acompanhou o andamento das filas e acolhimento dos idosos. Ela reforça que a primeira dose é um grande passo, mas que cuidados ainda são necessários. Prefeita de Benevides, Luziane Solon, visitou pontos de vacinação e conversou com idosos e profissionais de saúde “Esse é o primeiro passo da esperança de dias melhores. Eu fico muito emocionada em ver os idosos de Benevides recebendo a primeira dose e peço que toda à população continue tomando cuidados. A Prefeitura tá fazendo o possível para reduzir novos casos em Benevides, mas cada um também precisa ser consciente e tomar as medidas de segurança”, disse a chefe do executivo
Em Santa Maria de Benfica, a filha de dona Maly Ganzer não conteve as lágrimas ao ver a mãe sendo vacinada. Ela diz que a idosa de 77 anos está sem sair de casa há mais de um ano e pode ser vacinada em um espaço que contempla à natureza, a academia de saúde de Benfica, às margens do rio Benfica.Sistema drive thur foi aprovado por idosos e familiares que tiveram mais conforto e rapidez
“Não consegui segurar o choro. Mamãe não sai de casa e eu pouco saio. Esse momento tocou no fundo do meu coração, porque sei que não é 100% de proteção, mas é muito importante para reduzir complicações. Eu sou muito grata por ter vivenciado esse momento com minha mãe e minha madrinha também vacinada. Muito obrigado”, completou Mara Ganzer.
Emoção
Um abraço apertado chamou atenção de quem aguardava para ser vacinado na Igreja Quadrangular, no Murinim. O aposentado José Souza, de 72 anos, chorou de emoção e era acalentado pela filha, que o acompanhou até o local. Emocionado, ele diz que perdeu um filho para covid-19 e que o momento representava renovação de vida.
“Eu esperei com muita fé em Nossa Senhora. Perdi meu filho para esta doença, mas agora, tenho mais esperanças de viver. Obrigado à todas as autoridades que lutaram para dar mais saúde ao povo”, contou emocionado.
A Vice Prefeita de Benevides, Edivana Lima, conversou com idosos que estavam sendo vacinados e agradeceu os profissionais de saúde pelo trabalho. “Estes profissionais de saúde são anjos que cuidam da gente na terra. Atuaram e continuam combatendo à pandemia do coronavírus e agora participando desse início da imunização”, completou.
Prevenção
Margareth Braun, Secretária Adjunta de Saúde, reforça que o combate ao coronavírus deve continuar sendo seguido. “A vacina é o primeiro passo, porém não podemos relaxar as medidas. Usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social é fundamental. Em casos de suspeita de covid-19 fique em casa e acione a Secretaria Municipal de Saúde”, destaca.
Agendamento
Idosos que tenham dificuldade ou incapacidade de locomoção serão vacinados através de atendimento agendado. Familiares podem fazer o agendamento pelo contato (91)9.8197-6999 por ligação ou mensagem instantânea.